Escritores técnicos não são testers
Escritores técnicos em primeiro lugar são naturais testadores e pesquisadores. Seu trabalho é saber o que as pessoas querem alcançar e precisamente saber como alcançá-lo. Comunicar o conhecimento é a última etapa do processo e realmente não deve incluir mais de 20% do seu tempo. Quando as pessoas dizem "eu estava escrevendo o dia todo", não significa que estavam digitando incansavelmente por 8h seguidas. Significa que passaram o dia inteiro envolvidos no processo de escrita. Grande parte deste processo é navegar, instalar, entender e testar a aplicação ou produto. Em outras palavras: APRENDER!
Tá, mas o seu post diz que escritores técnicos não são testers!
Lembre-se: O trabalho de um tech writer não é encontrar bugs. Claro, ele vai encontrar bugs, e se não encontrar, é possível que não conheça o produto muito bem. Os bugs fazem parte da vida do escritor técnico. Ele também vai relatar esses bugs para o QA ou desenvolvedores, por isso a proximidade entre eles é tão importante. Mas o principal ponto de um escritor técnico realizar testes não é a qualidade do produto, mas aumentar o conhecimento pessoal. Seus testes devem ser centrados em torno de torná-lo mais inteligente e mais conhecedor do produto. Uma vez que você tem a compreensão completa de como algo funciona, você pode parar e partir para a escrita.
Ao contrário de um testador, você não precisa ir mais longe. Você não precisa reproduzir problemas complicados ou verificar regressões imprevistas na funcionalidade. Como o objetivo final é ensinar aos outros o material, você precisa entender o seu completo funcionamento e escrever sobre. O mundo de quality assurance envolve testes muito mais aprofundados e complexos. Podemos aprender mais sobre este universo de QA com a Leticia Moreira :)
Product Owner
3 aSim. Isso ocorre ao simular o produto (colocando-se no lugar do usuário) para extrair mais informações além daquelas solicitadas pelo PO do projeto.
Design Instrucional | Treinamento & Desenvolvimento | Educação corporativa | LMS | Articulate 360 | JavaScript | Escritor Técnico Sênior | Comunicação Técnica |
3 aTudo o que vc escreveu é verdade. O TW pela natureza de seu trabalho e atuação precoce num projeto acaba encontrando bugs, mas esse não é seu objetivo. E no geral encontramos mais bugs de usabilidade, que de cálculo ou tempo de resposta. Mas, a equipe de qualidade deve ser sempre vista como parceira como fonte de informação, como turma mesmo, até pq passamos por problemas parecidos no dia-a-dia. Ótimo post.