Esforço, Talento e Objetivos.

Esforço, Talento e Objetivos.

“Você pode ser o que você quiser”

Eu ouvia essa frase muito quando era criança. Meus pais tinham, claro, sua opinião formada sobre o que era um excelente emprego. Bem pago, com um belo plano de aposentadoria e o máximo possível benefícios. Mas eles também me encorajavam a buscar o que me fizesse feliz. Além disso, sempre ouvi que com bastante treino, prática e disciplina era possível ser o melhor em qualquer coisa. Mas agora nesse estágio da vida, eu proponho a seguinte reflexão: “Será mesmo?”.

Apesar de tudo que ouvimos, conforme crescemos vamos ouvindo e entendendo uma palavra que representa uma variável a mais na equação do "seja o que quiser". Talento. Você já parou para pensar que talvez você nunca seja bom em física como Stephen Hawking, em guitarra como Jimi Hendrix ou em corrida como Usain Bolt? Esses são exemplos extremos, claro. E os três com certeza treinaram muito para chegar no nível de especialidade nas respectivas áreas que eles chegaram. Mas eles tem algo a mais. Eles tem o tal talento que alguns dizem que não existir ou que você pode vencer com o suor. Há, inclusive, estudos sobre o assunto que dizem que o suor não é um fator tão determinante assim.

O Talento é aquela facilidade, gosto e intimidade que você tem com determinada especialidade, seja ela artística, técnica, esportiva e etc. Você pode tentar se especializar em áreas que não tem talento. Mas elas vão te exigir uma quantidade maior de tempo e energia. E talvez chegue a um “máximo” de especialidade inferior do que uma pessoa com talento. Ou demore mais tempo para chegar num mesmo nível de especialização. O quero dizer é que é muito mais fácil aprender e se especializar em algo que faz parte do seu conjunto de talentos. Um talento sem esforço, claro, não se desenvolve. Fica latente.

Em resumo, eu acho que sim. Você pode ser o que você desejar. Mas faça uma auto análise antes para entender qual a quantidade de assuntos que você vai ter que se especializar que estão fora do seu conjunto de talentos. Se for muito mais que a metade, talvez seja interessante você reavaliar esse objetivo. Ele não será impossível de ser alcançado, mas tomará muito tempo, energia e dinheiro para alcançá-lo. Após a análise, responda as perguntas:

  1. Esse é mesmo o objetivo que eu quero?
  2. Eu conseguirei me especializar em tudo que preciso, incluindo o que não faz parte dos meus talentos?
  3. O esforço valerá a pena?

 

Se a resposta for sim para todas, vá em frente. Talvez contrate um coach para ajudá-lo nessa empreitada. Mas se a resposta for não para alguma delas, não há problemas. Reavalie se não há algo mais dentro da sua esfera de talentos que você gostaria de fazer e, é claro, consiga te sustentar financeiramente.

Tudo é válido como objetivo, mas você precisa avaliar se está em paz com o esforço necessário.

 

Post original

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos