Esforços x Resultados
Qual o valor dos seus esforços?
Desde sempre tenho encontrado empresários, empreendedores supra ocupados.
Tenho ouvido muitas vezes, “não tenho tempo para estudar, planejar, tirar férias, fazer networking, fazer exercícios, ” e outras situações essenciais à construção pessoal, familiar, social e empresarial.
Vamos pensar em quanto vale este esforço?
Sacrifícios pessoais como perda da saúde física e emocional, excesso de “dor” na caminhada profissional, perda de oportunidades de desenvolvimento pessoal, conflitos familiares, afastamento social, perda da produtividade, e por aí vai.
Há outro jeito de viver ao escolher empreender??
Há poucos dias conheci um empresário que afirmou amar feriados e que anualmente tira férias com a família sem dores ou remorsos!!
Qual o segredo?
Acredito e defendo que estar ocupado não é estar produzindo.
Este empresário validou esta visão ao me responder o porquê pensa assim. Segundo ele a cada retorno ao ambiente da empresa e ás atividades empresariais ele está mais motivado e produtivo.
Há um princípio que precisa ser conhecido e fará com que a “chave vire” para que se pense o quanto de esforço é necessário para se alcançar os resultados esperados e necessários, rumo ao tão esperado sucesso, conceito esse que deve mudar ao longo da vida a medida do amadurecimento de quem o busca.
Este princípio é o 80/20 que defende que 80% dos resultados que almejamos podem ser alcançados com 20% dos esforços empreendidos, sendo assim, 80% de todo o empenho que imaginamos dispender é na realidade desperdiçado, e não contribui com os resultados que almejamos obter e que em regra são inferiores aos que se busca alcançar.
O que deve estar contido nestes 20% de esforços?
Bem, de um modo geral o que se negligencia com a justificativa da falta de tempo: aprendizado e desenvolvimento pessoal, planejamento estratégico, foco no cliente, network, identificação de desperdícios invisíveis, engajamento social, obtenção de informações, leituras, tendências e atualidade, manutenção e equilíbrio da saúde física, mental, emocional e familiar.
Tempo para “pensar” o negócio, tempo para investimento intelectual e estratégico, tempo para traçar o caminho aos resultados almejados e deixar de “fazer” conceber o “como e o que fazer” com o esforço necessário, sem desperdiçar energias com o que não traz os resultados correspondentes aos esforços.
Refletindo sobre as ações que realmente importam:
As atividades e estratégias atuais da empresa estão alinhados com a missão e visão a que se propõe o negócio?
As estratégias planejadas para os últimos 12 meses foram implementadas? Quais indicadores evidenciam os resultados obtidos?
Recomendados pelo LinkedIn
Inovação, investimentos tecnológicos, aprendizado, conhecimento técnico são assuntos que fazem parte do dia a dia da empresa?
Quantas pessoas conheceu nos últimos 12 meses e o que aprendeu com elas?
Qual o hobby praticado nos últimos meses que dá descanso a mente e as emoções?
Sua saúde importa, portanto, quantas caminhadas semanais tem feito?
Quanto tempo de qualidade com a família?
Estas perguntas não devem gerar angustias e sim incomodo suficiente para provocar ajustes na caminhada, alinhando esforços e resultados que materializem o tão esperado sucesso.
O empreendedor é acima de tudo um visionário esperançoso, e pavimentar o caminho a ser trilhado com conhecimento que leve a esforços consistentes no que é prioritário assegurará resultados amplos e satisfatórios.
#foco #esforço #resultado #qualidadedevida
Miriam Holanda
Consultora de Serviços de Tecnologia e Inovação
#foco #resultado #produtividade #engajamento