ESG: A Nova Fronteira Para Empresas Que Buscam Crescimento Sustentável
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais evidente a importância da responsabilidade social e ambiental das empresas. A preocupação com o meio ambiente e a valorização de práticas éticas e sustentáveis tem ganhado destaque direto na sociedade.
Nesta busca, surgem no ambiente empresarial uma sigla, somente treis letras que tem mostrado ao longo dos anos que cumpre as necessidades do meio empresarial e sua relação direta com a sociedade.
Afinal o que é esta sigla?
Nos últimos tempos, esta ficando muito comum ouvir estas treis letras seja no meio empresarial ou mesmo junto a sociedade. O ESG significa os pilares cruciais da gestão empresarial atual: Meio Ambiente ( Enviroment ), Social ( Social ), Governança ( Governance ).
A preocupação com o meio ambiente inclui ações práticas que visam minimizar o impacto ambiental das atividades empresariais enquanto a preocupação social se refere à valorização de questões como diversidade, inclusão e justiça social.
Por fim, a governança engloba todas as práticas relacionadas a transparência, ética, além da gestão empresarial eficiente demonstrando maior clareza de suas ações perante a sociedade e os stakeholders.
Por que a importância do ESG para as empresas?
Além da ação sobre estes treis pilares desta prática, as empresas que atuam dentro da orientação desta metodologia mostram-se mais equilibradas e estáveis no longo prazo, reduzindo sua volatilidade no mercado, como pode ser comprovado estabelecendo uma comparação entre o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 ( ISE-B3 ) e o próprio índice geral o IBOVESPA.
Um exemplo recente sobre os resultados deste índice em particular, as AMERICANAS que recentemente esta envolvida o que parece ser um grande problema levando a sua recuperação judicial, embora possua um score de sustentabilidade de 82, a mesma não participa do índice pela sua falta de transparência que gerou todo o problema que esta amplamente divulgado na mídis.
Desta forma os investidores buscam cada vez mais aplicar suas economias nestas empresas pela maior demonstração de compromisso com a sustentabilidade e transparência traduzindo-se em resultados empresariais mais estáveis.
Além destas vantagens, a preocupação com o ESG traz impacto positivo perante os stakeholders e a sociedade uma vez que estas empresas com suas práticas vinculada a esta nova metodologia são vistas de forma mais positiva e tendem a ter uma boa reputação no mercado.
Afinal quais são as vantagens?
Implementar a metodologia ESG pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, como descrevo à seguir:
Recomendados pelo LinkedIn
1. Melhoria da Imagem e Marca junto a sociedade e stakeholders: ao se comprometer com questões ambientais, sociais e de governança corporativa, as empresas demonstram sua preocupação com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, aumentando sua imagem e reputação junto aos stakeholders.
2. Aumento da Atratividade para os Investidores: cada vez mais buscam empresas que tenham uma performance sólida em questões ESG, que maior estabilidade e menor volatilidade o que pode aumentar sua atratividade no mercado de capitais e, consequentemente, aumentar seu valor de mercado.
3. Redução de Riscos: ao identificar e mitigar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança corporativa, as empresas podem se proteger de possíveis sanções, multas e impactos negativos na imagem e reputação, além de seu resultado operacional.
4. Oportunidade de Incremento da Eficiência Operacional: implementar práticas ESG pode trazer oportunidades para melhoria da eficiência operacional das empresas, aumentando sua competitividade e reduzindo custos.
5. Criação de Novos Produtos e Serviços: ao se comprometer com questões ambientais, sociais e de governança corporativa, as empresas podem criar novos produtos e serviços que atendam às demandas da sociedade e do meio ambiente, ampliando sua participação no mercado.
Os dois lados da moeda
Enquanto existe uma busca intensa pelos participantes do mercado para implantação da metodologia ESG, existe o outro lado da moeda que são empresas empregando a prática de grenwashing que no final é a empresa aparentar ser mais sustentáveis do que realmente são.
Este é um conceito muito perigoso pois engana os investidores e o publico em geral sobre as verdadeiras práticas da empresa e dependendo de seu grau pode lesar tanto consumidores e investidores como também o meio ambiente.
No final, quando a realidade é revelada estas sofrem forte reação negativa dos consumidores e investidores além de existir o risco de processos legais, pois o greenwashing é uma violação dos direitos de publicidade e passível de sofrer sanções e multas.
Em resumo, a metodologia ESG é fundamental para as empresas garantindo além de um futuro mais sustentável e responsável inúmeros outros benefícios aprimorando a competividade empresarial.
Adotar as práticas ESG pode trazer inúmeras vantagens, desde a melhoria da reputação até a prevenção de problemas futuros, gerando ainda oportunidades de melhoria do resultado operacional bem como a criação de novos produtos e serviços ao portifólio da empresa.