ESG: A sigla que está transformando negócios
Você sabe o que é ESG? A sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português), traduz o conjunto de ações empresariais que impactam a sociedade e o meio ambiente. O conceito foi usado em 2004, em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa, em tradução livre).
Ao esmiuçar cada letra desse acrônimo tão importante no mundo dos negócios e na sociedade, temos o seguinte resumo: A letra E se refere às boas práticas em relação à conservação do meio-ambiente; letra S diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas em seu entorno, dos clientes à comunidade em que está envolvida e; por fim, a letra G refere-se à administração de uma empresa, como a diversidade no conselho, boas práticas de ética e transparência, canal de denúncias, conduta corporativa, a relação com entidades do governo, etc.
O conceito é utilizado como uma forma de medir a sustentabilidade numa empresa e tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. A sustentabilidade sempre foi importante, mas por conta da pandemia, esse movimento foi acelerado e o mercado, inclusive financeiro, pressiona cada vez mais as empresas a terem atitudes que gerem impacto positivo e diminuam seus riscos.
Por que é tão importante?
Hoje, uma empresa que não investe em atitudes responsáveis, perde sua capacidade de atração, investimento e competitividade. As pessoas cada vez mais se preocupam em consumir de empresas que tenham atitudes que condizem com seus valores. Ou seja, quem é da causa animal ou simpatiza com essa militância busca produtos que não sejam testados em animais, por exemplo.
Recomendados pelo LinkedIn
É necessário buscar estratégias que tornem o negócio mais eficiente e competitivo, revendo os processos de produção, se comprometendo com o desenvolvimento social. Algumas práticas que podem ser inspiração para sua empresa é a economia circular, que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos, para que tudo no ciclo produtivo seja reaproveitado; e também devemos citar a economia de baixo carbono, que visa mitigar os impactos sobre o meio ambiente, com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, ampliar a produção e o consumo de energias limpas. Outro aspecto importante é desenvolver a economia regional, através da capacitação local e do impulsionamento de atividades que tragam benefícios para a região.
Colocar sua empresa sob os pilares do ESG, pode ajudar seu empreendimento a melhorar os resultados. Os benefícios vão desde a economia por meio de práticas de gestão de resíduos até a retenção de talentos, visto que pesquisas já mostram que os jovens profissionais estão cada vez mais interessados em boas práticas.
Integrar o ESG às estratégias da empresa ajuda a tornar sua empresa mais competitiva, em um mercado que exige cada vez mais atitudes íntegras, éticas e responsáveis.
Não sabe por onde começar para tornar sua empresa mais sustentável socioambientalmente? Conte com a Selleste Economia Criativa nesta jornada!