ESG - Vamos direto ao ponto
Uma das coisas que está muito clara durante toda essa jornada de boom ESG e Sustentabilidade corporativa, é que no caso, se as empresas estivessem sem qualquer reserva mental, a implementação das agendas ESG seria diferente. Isso ocorre pela necessidade de estar sempre à frente na concorrência do mercado, independentemente do assunto em questão, gerando uma necessidade generalizada de fazer aquilo que todos estão fazendo, sem algum propósito sequer, somente para estar “por dentro” das novidades e não ser percebido como "atrasado".
Segundo pesquisas realizadas pela consultoria Accenture com empresas de receitas bilionárias, 74% das companhias com receita acima de 1bilhão de dólares, não tem informações claras e confiáveis quanto ao andamento de suas agendas ESG.
Por mais que 3 a cada 4 executivos estão buscando entender sobre ESG e os riscos envolvidos, ainda há uma grande dificuldade para a maioria das empresas em entender qual a sua posição quanto as agendas e também saber se o caminho que estão trilhando irá desenvolver um plano atrativo quanto ao tema, evitando assim a ocorrência dos riscos ambientais, sociais e de governança.
Com essas informações, é notória a percepção de que o “Marketing-ESG” tem sido nocivo para o desenvolvimento das tão importantes estratégias relacionadas ao tema. Vemos diversas empresas demonstrando trabalhos quanto a gestão de carbono, diversidade e inclusão, suporte à comunidade e também ações anti-corrupção, mas de fato poucas são as que estão implementando uma gestão efetiva que fará com que essas ações perdurem e se desenvolvam através de um plano de melhoria contínua.
Recomendados pelo LinkedIn
Estabelecer projetos e agendas ESG está além das cascas, e necessita de um envolvimento geral. Impactos políticos, divisões setoriais, conflitos corporativos e outras questões que impactam a rotina das corporações, precisam ser deixados de lado para a implementação das agendas, pois seu impacto não é relacionado a mostrar que você faz e sim a fazer gestão das questões que vão ser cobradas da sua empresa em futuro próximo.
Gerir suas agendas é uma tarefa difícil e assim como todas as questões complexas, esse é um universo cheio de oportunidades para aqueles que assumirem agir de forma correta, que desenvolverem projetos que vão além do marketing e que estejam focados no propósito de fazer a diferença.
#esg #gestao #sustentavel #meioambiente #responsabilidadesocial #governanca
Todas a intençoes sao claras e Otimas. Mas infelizmente o mercado paralelo nao nao vai fazer qualquer esforço, vao acelerar ainda mais pois nao existe politicas e interesse.