ESG+P: Um reflexo sobre ESG e pessoas.

ESG+P: Um reflexo sobre ESG e pessoas.


Sugiro que ESG deve agregar uma nova letra. A que mais diferença fará nesse processo: “P”. P de pessoas. P de people. Explico...

A jornada em busca da sustentabilidade corporativa está mais forte do que nunca. Nas principais empresas do país, percebe-se um aumento significativo na adoção das práticas de sustentabilidade, seja ética ou estrategicamente. Mas chamo aqui, uma atenção especial para o papel das pessoas na condução dessas iniciativas, começando pela liderança.

É fato que o sucesso das práticas ESG nas empresas brasileiras está diretamente ligado ao compromisso dos líderes. Gestores têm um papel fundamental, não apenas na implementação dessas práticas, mas em inspirar toda a equipe a abraçar a sustentabilidade como um valor fundamental. A liderança, nesse contexto, vai além das estratégias empresariais; ela toca o coração e a mente dos colaboradores, motivando-os a agir de maneira consciente e responsável.

Ainda, os desafios no caminho da sustentabilidade são reais, especialmente na mensuração dos impactos e na criação de uma cultura ESG forte. No entanto, entendo que esses obstáculos somente se transformarão em oportunidades quando as empresas de fato olharem para seus líderes, mas também para o cuidado com seus times, desenvolvendo habilidades e incentivando uma mentalidade voltada para o impacto positivo.

As práticas ESG estão mostrando que, quando as pessoas estão engajadas, as empresas se tornam não apenas mais inovadoras, mas também mais adaptáveis e resilientes. É fato. O compromisso com a sustentabilidade começa com cada colaborador, refletindo-se em toda a cadeia de valor e nas comunidades onde essas empresas operam. Sim, ESG e suas práticas buscam, entre outros, impacto positivo no mundo. Mas ESG+P buscam também o impacto na vida de suas pessoas, colocando-as não apenas como executoras, mas como beneficiárias dessas iniciativas

Para que práticas sustentáveis reflitam numa mudança positiva no setor empresarial, as pessoas precisam estar no centro dessa transformação, desempenhando papéis essenciais não só na aplicação das práticas ESG, mas também na promoção de uma mudança genuína e duradoura.

São as pessoas, em todos os níveis da organização, que fazem a verdadeira diferença. Cuidar delas é o primeiro movimento. Para que as práticas ESG realmente façam a diferença, é crucial que as empresas vejam seus colaboradores não só como parte do processo, mas como peças-chave dessas iniciativas. A verdadeira adoção do ESG acontece quando cuidamos bem das nossas equipes, criando um ambiente de trabalho justo e acolhedor. Afinal, sustentabilidade é mais do que boas ações externas; é sobre fazer bem também para quem está todos os dias conosco.

Para um futuro sustentável de verdade, as práticas ESG precisam ser vividas e sentidas dentro das empresas, mostrando um cuidado real com as pessoas que são o coração de tudo que fazemos.

ESG+P: pessoas no centro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos