Especialização logo depois da graduação vale a pena o investimento?
Você está nos últimos períodos ou acabou de sair da faculdade? Já se sentiu ou se sente perdido? Sem saber ao certo que caminho seguir? Até com medo do futuro?
Calma.. (sim, já sei que você já ouviu isso 234x e que não ajuda). Sei como você se sente e estive nos seus pés pouco tempo atrás e uma coisa eu posso te dizer: até terminar a faculdade, em média, passamos 19 anos estudando, é muito assustador ainda mais para aqueles que nunca tiveram uma experiência profissional antes da graduação, mas a noticia boa é: as as coisas vão se ajeitando!
Buscar um diferencial é uma das alternativas que temos para destacar no mercado, mas para um recém formado, que mal teve contato com a prática, vale a pena?
O primeiro passo é saber o que quer e onde quer chegar. Durante a faculdade tive contato com as diversas áreas da Engenharia Civil e depois que conheci a área de solos eu não tive mais dúvidas do que eu queria seguir, estava decidido. Outro fator definido foi que queria especializações mais práticas, então descartei a modalidade stricto senso.
Comecei a pesquisar pela internet todo tipo de especialização lato sensu na área e separei algumas de acordo com as categorias abaixo:
- Presencial ou EAD
- Se presencial, a localização
- Qual seria o gasto para chegar ao local
- Cronograma (diário, de 15 em 15 dias, 1 vez no mês)
- Duração
- Grade
- Valores
Selecionei as que eu tinha gostado e refinei a busca:
- Estrutura da instituição
- Corpo docente (pesquisei a formação e experiência profissional de cada professor pensando no que eles poderiam acrescentar)
- Certificação oferecida
- Troquei informações com pessoas que já cursaram cursos nas instituições
E ao fim dessa pesquisa, consegui decidir onde iria cursar. A instituição que escolhi possui uma estrutura invejável: ótima localização, salas confortáveis, professores bem instruídos, laboratórios completos e recomendações positivas de quem já havia cursado alguma pós graduação. Acertei em cheio.
Duas coisas me surpreenderam durante o curso, a primeira foi a heterogeneidade das pessoas que compunham minha turma, haviam pessoas de diversos cursos e de diferentes tempos de mercado e esse contraste entre os alunos proporcionou uma troca de experiência enriquecedora. A segunda foi visita de campo, ter contato com ambiente, pessoas e atividades fora da realidade da sua região e de assuntos abordados durante a graduação te faz pensar fora da caixa.
Na especialização amadureci minha visão profissional, consegui entender melhor o que esperar do mercado, onde eu poderia atuar, o que eu poderia criar ou empreender. Sem contar que minha visão se tornou mais crítica sobre diversos assuntos.
Se me pedissem uma lista de saldo positivo, seria:
- Contato com mais informação;
- Contato com pessoas da sua área;
- Contato com ambientes de trabalhos diferentes;
- Ideias novas;
- Novas oportunidades que podem ser criadas;
Agora que chego ao fim da minha especialização sei que realmente fiz a escolha certa, foi uma experiência engrandecedora profissionalmente. Então, se você tem condição financeira, de tempo e energia, FAÇA UMA ESPECIALIZAÇÃO e um conselho que deixo:
nunca apenas aceite uma informação, corra atrás, pesquise, se informe, conhecimento NUNCA É DEMAIS.