ESPONE*
Imagem da internet: Você confiaria uma viagem com sua família em um ônibus conduzido por alguém sem experiência?

ESPONE*

A história da engenharia no Brasil começa com o rei de Portugal Pedro II (o pacífico, 1683-1706), que para ficar independente dos engenheiros de Portugal, criou em 1699 uma escola para que se formassem por aqui, engenheiros militares. Mas oficialmente, uma escola de engenharia com os moldes atuais, foi a rainha D. Maria I (a louca, 1777-1816) quem criou em 1792, a Real Academia de Artilharia, nos mesmos moldes de ensino da escola homônima em Portugal. Hoje, tanto o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Escola Politécnica do Rio de Janeiro são as mais antigas escolas de engenharia do Brasil.

Apesar de ser uma das profissões mais antigas da história, o engenheiro é aquele profissional que aplica todos os conhecimentos adquiridos em projetar, desenhar, programar, executar, construir, fabricar, manter, melhorar e evoluir determinadas estruturas, construções, máquinas, equipamentos e até ambientes e sistemas ecológicos. E com a grande vantagem que só a engenharia tem, dezenas de ramificações (ou habilitações), e, contamos com 141 habilitações, que vão desde o espaço (Engenharia Aeroespacial) até as profundezas do planeta (Engenharia Geológica ou do Petróleo).

No Brasil, segundo o site Quero Bolsa, 75% dos alunos matriculados em cursos de engenharia, estão distribuídos entre os cursos de Engenharia Civil, de Produção, Mecânica, Elétrica e Química, e os outros 25% estão distribuídas em todas as outras habilitações. Ainda segundo o Quero Bolsa, no Brasil temos 4.193 cursos de engenharia com 1,004 milhões de alunos matriculados (Censo escolar 2016). E, segundo o portal do INEP/MEC, em 2016 o Brasil tinha um total de 8,052 milhões de estudantes matriculados nos cursos superiores.

Agora vamos voltar alguns anos na educação brasileira, com a formação básica e de segundo grau com a introdução da progressão contínua, onde a escola teoricamente não pode fazer do aluno um repetente, e com a incapacitação dos professores de educação básica devido a "n" fatores, inclusive a baixíssimos salários, qual a base que esses alunos de engenharia terão, tendo aulas superficiais de matemática, onde não sabem fazer operações simples de cabeça? É sabido que o engenheiro tem toda a sua ciência baseada em matemática, física, química e raciocínio lógico.

E agora, vamos ver a situação atual do País:

  • Cursos de GRADUAÇÃO de engenharia tradicionais a distância;
  • Ofertas de emprego de engenheiros com salários abaixo, muito abaixo do piso da classe;
  • Um Conselho de classe fraco e ineficiente, que só lembra do engenheiro para enviar boletos de anuidade, e em nenhum momento oferece sequer uma bolsa de empregos para desempregados, cursos ou defende o associado;
  • Uma federação nacional idem ao conselho.

Vagas de Engenheiro publicas dia 09/02/2019.

Nesse despretensioso artigo, não quero aqui apontar culpados, mas demonstrar que desastres, acidentes e tantos outras perdas materiais e de vidas, se dão a má formação dos engenheiros que vem se arrastando há algum tempo aqui no Brasil. Ao despreparo de jovens que estão chegando ao mercado e contratados com a responsabilidade de serem e fazerem o que os experientes "rebolam" para fazer. Empresas visando o lucro a todo custo, não se importando com as trágicas e desastrosas consequências de terem mão de obra despreparadas.

Hoje, estou com mais de 20 anos de experiência, e me sinto no auge de minha carreira, tanto nos conhecimentos quanto na vontade de desenvolver projetos, com brilho nos olhos e vejo que toda a experiência que adquiri, não valeram para nada, pois as oportunidades do mercado exigem minha experiência para - pasmem!-, recém formados. Mas a luta é contínua e algumas empresas ainda mantém o respeito pelos seus profissionais e são dessas empresas, que a gente se orgulha de fazer parte.

Algumas explicações:

  • ESPONE - sigla para Especialista de Porcaria Nenhuma;
  • Piso salarial do engenheiro está na lei 4.950-A de 22 de abril de 1966 e Resolução nº 397 de 11 de agosto de 1995 (SP);
  • A engenharia é uma carreira que fortalece diretamente a economia de um País;
  • Fontes: INDEP, Quero Bolsa, Revista Exame, Wikipedia e Você S/A.
Paulo Henrique Araujo

Engenheiro de Processos/ Projetos | Eng.Mecânico/ Automação | Green Belt Lean Six Sigma

5 a

Realmente Antônio Miguel de Moura Paula, sempre vemos que a causa-raiz você em da base de fundamentação. Penso que para mudar este cenário, será um processo vagaroso, apenas primeiramente reformulando o plano de educação pública brasileira.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Antônio Miguel de Moura Paula

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos