Essa tal imparcialidade

Sinto em lhe dizer, mas imparcialidade não existe.

Eu, você, qualquer órgão de imprensa ou políticos que se declaram gestores tem lado. Tudo que expressamos tem embutido nossas crenças, pensamentos e julgamentos fazendo com que seja apenas mais uma versão, a nossa.

Um órgão de imprensa sério expressa claramente sua linha editorial, posiciona-se frente a situações e torna livre a atuação de seus jornalistas. Cientistas seguem suas linhas de estudo e escolhem os caminhos pelos quais seguirão. Políticos seguem uma linha de atuação ideológica, indicam seus assessores de acordo com a afinidade com um projeto político e cria projetos orientados por suas bases e anseios. Assim, você e eu não somos diferentes, somos parciais e agimos de acordo com nossas convicções.

Mas se é fato que somos parciais e divergimos, como conviver? Fácil, aceitando a pluralidade e a divergência como natural e construtora de um futuro melhor. Discordar não é o problema, o problema reside em não deixar que discursos concorrentes convivam, em não os ouvir ou deturpar argumentos com o único intuito de miná-los. Entramos, neste caso, no campo da ética ou da falta dela.

Assim, existem opiniões, publicações e ações boas – e ruins -de todos os lados. Usar falácias argumentativas para ganhar discursos, atacar pessoas ou ignorá-las apenas pelo seu posicionamento político é uma atitude imatura, desagregadora e pouco inteligente.

O silencio é uma arma ainda pior. Ignorar e deixar de argumentar significa abdicar do crescimento que a argumentação pode lhe trazer, deixar de alertar seu interlocutor sobre seu ponto de vista e, em última instancia, aceitar a argumentação da qual discorda afinal o dito popular nos lembra: “quem cala consente”.

Com isso, eu lhe desafio a pensar em sua próxima discussão como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Uma chance que deve ser aproveitada com muito respeito, dedicação e empatia. Uma ocasião em que esconder-se é nada menos que o pior argumento possível.

Alexandre Carrasco | Repensando Negócios


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Carrasco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos