Esse é o primeiro passo para ser visto como um líder diferenciado na empresa

Esse é o primeiro passo para ser visto como um líder diferenciado na empresa

O primeiro passo para você ser visto como um líder diferenciado e impulsionar a sua carreira é reconhecer o que precisa desenvolver e melhorar em habilidades e comportamentos de liderança.

O que isso significa na prática?

Você precisa saber com clareza o que está impedindo ou dificultando o seu caminho para crescer para o seu próximo nível de liderança e, a partir disto, desenvolver/melhorar os pontos identificados para dar este próximo passo na carreira.

A falta de habilidades e comportamentos importantes gera diversos problemas que, muitas vezes você não percebe, e isso prejudica a sua imagem e te impede de ter oportunidades.

Contudo, não é tão simples assim descobrir o que está prejudicando sua carreira e dificultando o seu crescimento para cargos maiores de liderança.

Escuto muitos líderes dizendo coisas como:

“Ah, eu preciso melhorar a minha liderança”

“Preciso aprender a ser menos direto, melhorar minha comunicação”

“Preciso aprender a lidar melhor com o jogo corporativo”


Cuidado com o que você acha que precisa melhorar!

Muitas vezes, o que você acha que precisa desenvolver é o que chamo de “comportamento reflexo”. O que isso significa?

O que você acha que precisa desenvolver pode ser apenas um reflexo do “comportamento raiz” que precisa ser melhorado.

Vou dar 2 exemplos para ficar claro para você:

1)     Muitos líderes acreditam que precisam melhorar a comunicação, que é mais direta e intensa, e essa forma de se comunicar acaba gerando conflitos. Muitas vezes a comunicação é só reflexo da inteligência emocional que não está bem desenvolvida para lidar com situações adversas ou pessoas difíceis. Mas o líder acredita que precisa melhorar a comunicação pois é o que “aparece” de forma mais concreta. Em um cenário como esse, o líder procura cursos para melhorar a comunicação e não tem resultado real na sua carreira – sem contar o desperdício de tempo e dinheiro;

2)     Vários líderes me dizem que sentem dificuldade para vender e aprovar suas ideias e acreditam que precisam criar relacionamento com as pessoas certas para isso acontecer. Na maioria desses casos, o problema é a falta de um posicionamento assertivo, firme e seguro, falando a “língua” dos níveis acima. Em um cenário como esse, o líder procura cursos de relacionamento e isso não tem resultado real na sua carreira.

Esses são dois exemplos de situações em que o líder acredita que precisa desenvolver uma habilidade, mas na verdade precisa desenvolver outra.

Isso é muito comum. Para você ter uma ideia, a maioria dos líderes que atendo, quando chegam até mim, falam que precisam desenvolver uma determinada competência, mas quando faço o diagnóstico estruturado do que precisa ser desenvolvido, a competência definida (na maioria das vezes) é diferente da que o líder tinha em mente.

Por isso, eu trouxe este passo a passo para te ajudar a descobrir o que está impactando a sua carreira hoje para você ser visto como um líder diferenciado e ter mais oportunidades de crescimento na carreira.

Passo 01: mapear e anotar durante 30 dias, todos os dias, as situações de dificuldade, desafio e desconforto, questionando o seguinte: qual habilidade me faltou aqui?

Exemplos:

1)     Tive uma discussão com “A”, um par de outra área e que a falta de ação dele está gerando problema na minha área. Será que não está me faltando a habilidade para conseguir gerar comprometimento nas pessoas?

2)     Uma pessoa do meu time está com problemas de performance e ela não melhora, por mais que eu já tenha ajudado. Será que não está me faltando habilidade para desenvolver pessoas com baixa performance?

3)     Preciso aprovar coisas muito pequenas com meu chefe, mesmo coisas que são de minha responsabilidade. Será que não está me faltando habilidade para conquistar mais autonomia e confiança?

Passo 02: pedir feedback para pessoas que serão sinceras com você para identificar qual a percepção delas em relação a você.

Recomendo você pedir feedback para 05 pessoas e, se você se sentir à vontade, entre essas pessoas adicionaria o seu chefe direto, o chefe do seu chefe, um par de “opinião forte”, um colaborador influente do seu time e, por último, um gestor que você admira muito de outra área e que conheça seu trabalho.

Caso você não consiga pedir para essas pessoas que recomendei aqui, escolha outras. O mais importante é que as pessoas escolhidas conheçam o seu trabalho.

No momento de receber o feedback, deixe a pessoa falar, não justifique nenhum comentário da pessoa. No máximo, caso algo não tenha ficado claro para você, peça exemplo de quando aconteceu para compreender melhor a situação.

Isso é fundamental para você entender como as pessoas te enxergam no ambiente de trabalho.

Passo 03: consolide os pontos trazidos nos passos 1 e 2 e identifique quais pontos apareceram com mais frequência.

Você vai perceber que algumas das suas dificuldades e desafios são mais pontuais e algumas são bem frequentes.

Passo 04: defina um plano para desenvolver os pontos mais críticos no modelo SMART

Agora que você tem todos os pontos consolidados, é hora de criar um plano para desenvolver as habilidades e comportamentos de liderança que precisa.

De todos os pontos identificados e que você consolidou no passo 3, defina os 03 pontos mais importantes (aqueles que apareceram com mais frequência).

Seja realista neste plano e defina como você vai desenvolver cada um desses 03 pontos e coloque um prazo para desenvolver cada um.

Passo 05: implemente, monitore e ajuste seu progresso.

Uma das partes mais importantes é transformar o plano em ação efetiva.

Coloque o seu desenvolvimento em prática e mensure a sua evolução a cada duas semanas.


E, para finalizar, se tiver oportunidade e real interesse em se desenvolver mais rápido e com mais assertividade, sugiro suporte profissional!

Ter acompanhamento profissional diminui o seu caminho em relação ao seu objetivo pela metade.

Se este conteúdo ajudou você:

  • Curta esse artigo!
  • Compartilhe com pessoas que podem ser ajudadas com este conteúdo!

Grande abraço!

Mari Vigetti, especialista em carreira e desenvolvimento de líderes e executivos

Instagram / Canal Youtube

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Atmosfera Desenvolvimento Humano

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos