Esse maldito EGO que sempre domina?
Esse é um trecho do livro que estou fazendo e que fala de muitas atitudes humanas...
Trecho:
Eu acredito que existem muitas formas de pedirmos favor, de reconhecermos o esforço e o trabalho alheio, acredito que existem muitas formas de dar sugestões ou de pedir mudanças, e claro, em todas essas atitudes, o mais importante é sermos humildes para ouvir as considerações que o outro tenha a fazer.
Aprendi com minha ALMA VELHA, essa alma velha mesmo, a que existe dentro de mim, que é válido aprender com os mais sábios, que é inteligente saber ouvir o outro, em vez de somente criticar e apontar o dedo, pois é mais saboroso, ampliar a consciência e o aprendizado para outros níveis de entendimento e compreensão, assim nos aperfeiçoando e nos tornando pessoas melhores e mais íntegras.
E digo tudo isso, pois talvez... eu nunca tenha ouvido falar sobre algo, ou talvez eu nunca tenha aprendido ou visto algo em específico, e como vou me dar a oportunidade de aprender se não permito?
Como vou poder analisar sobre outros ângulos, se só enxergo o lado direito ou o esquerdo e se não questiono outros pontos de vista e opiniões?
Conheço uma frase bem famosa que diz: "Só sei que nada sei", e por que será que essa frase é tão famosa?
Conto isso em meu e-book, além de muitas outras coisas interessantes que acabo revelando!
Se deixo que o EGO domine o tempo todo, dizendo que sempre estou certo e os outros errados, como posso crescer e acrescentar a mim mesma, mais conhecimentos? Em quê e como há aprendizado nisso, em sempre querer ter razão em tudo, se nem permito conhecer outras opiniões, outros conhecimentos, outras ideias, outras concepções?
Estarei eu fadada ao fracasso pensando dessa forma! Pois simplesmente bloqueio outros conhecimentos, outras pessoas, que a mim, em algum momento da vida, me seriam necessários, e talvez, quem sabe, me servir até de salvaguarda.
Como enriqueceria essa alma velha com novos conceitos e conhecimentos, novas técnicas e teorias, se não aprendesse a ouvir os outros e a ponderar sobre os assuntos que essas pessoas acreditam?
Como, eu mesma, como alma vivente, poderia evoluir nessa estrada chamada vida na terra, se simplesmente dissesse ao meu umbigo: “sempre tenho razão”!
Sim, se eu estiver aberta e disponível para aprender, me darei a chance de crescer e ao mesmo tempo, dando a oportunidade ao outro de também aprender comigo, pois estamos todos em movimento... e a sua história sempre é diferente, e posso aprender com você, da mesma forma que você pode aprender comigo, e juntos podemos nos ajudar!
Mas será que você permite isso em sua vida?
Obviamente não precisamos concordar com tudo e com todos, mas sempre nos colocar na posição do outro, traz crescimento para nosso EU, e para a compreensão daquilo que realmente importa.
Acredito que muitas situações ruins, acontecem para nos modelar. Sempre digo que as experiências podem nos tornar mais doces ou amargos, e tudo vai depender de nosso comportamento diante a situação.
A forma como eu lido com as situações, determinam e determinarão quem sou e quem estou me tornando e quem quero ser...
Quando olho para minha filha de 5 meses, não quero que ela seja uma pessoa ruim, egoísta e dominada pelo EGO, por isso penso... eu devo ser o exemplo dela, porque os filhos, muitas vezes, são nossos espelhos, por isso quero que meu reflexo, seja preferencialmente, o mais íntegro o possível.
Eu já lidei e lido com muitas pessoas, de diferentes nichos, segmentos e com diferentes necessidades, e como terapeuta, facilmente percebo as fraquezas e forças de uma pessoa. Sei e sinto quando a pessoa realmente reconhece e também se esforça, e da mesma forma percebo quando quer ganhar vantagens em cima dos outros...
É uma realidade triste para quem é assim, mas existem muitas pessoas desse jeito.
Se você quer ver o resto... terá de acessar o e-book. Forte abraço!