Estímulo à criatividade, pensamento fora da caixa e a busca por soluções inovadoras para os desafios empresariais
Por Victor Assis | Assistente de Projetos na Upper
“Criatividade” pode ser, para muitos, uma palavra nostálgica. Alguns acreditam que o início da vida adulta decreta o fim da curiosidade, do desejo em criar. De fato, à primeira vista, o mundo corporativo pode nos levar a ter um olhar mais pragmático para as inúmeras tarefas de nosso dia-dia.
Em um mundo cada vez mais formatado por tendências, algoritmos e redes sociais, mergulhar em direção ao inesperado, à originalidade e à inovação pode parecer mera imprudência.
Mas, manter-se conectado a nossa natureza criativa pode representar um convite para um olhar mais humano e recompensador. Um olhar que, quando amparado por conhecimento, experiências e métodos, ganha potência para gerar frutos promissores.
Em seu livro, “A Alma Artesã”, o escritor Erwin Raphael McManus reforça que a criatividade não é uma habilidade restrita a alguns poucos indivíduos, muito menos apenas para crianças e adolescentes.
Na verdade, aplicar a criatividade em nossa rotina é um caminho necessário para desvendar um propósito significativo e superar desafios, sejam eles profissionais ou pessoais.
E para pensar fora da caixa, não é necessário colecionar feitos grandiosos. Mas é preciso coragem. Coragem para ampliar perspectivas, romper padrões e, o mais importante, conhecer a si mesmo.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma coisa é certa: podemos criar e recriar em todo lugar e contexto. Cabe a nós, identificar estas oportunidades e entender como podemos fazer parte de uma grande transformação diária.
McManus nos apresenta sete chaves para aplicarmos a criatividade em nossas tarefas:
Além disso, vale destacar a importância de estar em contato com espaços criativos — ou criá-los, por que não? — que nos convidam a abraçar o diferente e o desafiador como ponte para ideias potentes e inovadoras.
Ao cultivar nossa criatividade, abrimos portas para a originalidade, inovação e soluções surpreendentes, tão necessárias para que nosso ambiente corporativo permaneça oxigenado e relevante.
Que possamos, a cada dia, despertar nosso olhar para um mundo mais criativo e incentivar outras pessoas a romperem com a inércia, por meio de ideias que transcendem os limites do comum.