Estamos em crise. Crise de valores.

Estamos em tempos de crise, o mercado de trabalho está ruim, a inflação andou dando as caras, a corrupção assola o País, o governo não tem dado a pinta de que conseguirá colocar as coisas nos eixos (até porque quem está no poder não tem envergadura moral para isso), a educação está em frangalhos, haja visto o resultado literalmente medíocre da grande maioria dos estudantes que prestaram Enem, a criminalidade vem travando batalhas campais, entre facções, frente um estado atônito, enfim, o Brasil vive um cenário apocalíptico. E a pergunta que se faz é: Quando tudo vai melhorar?

Pois bem, a resposta para isso é mais simples do que se pode imaginar. Isso tudo vai melhorar quando você e eu mudarmos. Sim o problema começa conosco. Algumas perguntas: Você se lembra em quem votou nas últimas eleições municipais? Você sabe quem é o atual ministro da fazenda? Você sabe o nome da diretora da escola de seu filho(a)? Você devolveu o troco que recebeu a mais por engano na padaria? Você foi a missa no último domingo?(somente como exemplo, sem apologia a essa ou aquela religião). Qual a última vez que ajudou a um desconhecido em apuros?

Essas e outras perguntas faço para provocar uma reflexão, mas sem intenção de ofender, até porque a maioria dela eu talvez eu também não possa responder de maneira positiva ou favorável. De todo modo, o que coloco aqui é que precisamos, todos, rever valores, conceitos e até nosso modo como estamos vivendo atualmente. Estamos deixando de lado valores como família, fé, sociabilidade, respeito. Isso tudo aliado ao fato de nunca termos sido um povo politizado que lutasse por seus direitos. Nesse contexto, que vejo o nosso maior problema. Nunca tivemos educação política para influenciar nos rumos do País e ainda por cima deixamos de lado valores extremamente importantes e simples como; família, respeito aos mais velhos, senso de coletividade, etc.

Deste modo afirmo que a solução para nossos grande males é simples. Veja bem, não digo rápida, mas sim, simples. Vamos começar por educar melhor nossos filhos a serem honestos, respeitar professores e saber ouvir um NÃO. Antes de votar, vamos procurar saber que são os "salvadores da pátria" que surgem para resolver tudo, para então cobrar e fiscalizar nossos representantes. Sejamos cidadãos mais conscientes, respeitando vagas de idosos, nos levantando do assento no ônibus para a gestante, jogando lixo no lixo, coisas simples não?

Por fim, se cada um de nós fizermos uma auto crítica, veremos que a mudança pode ser que precise começar por nós. Mudar o mundo é difícil, sim sabemos, portanto, mudemos a nós mesmos.

Marcilio Ferraz da Silva

Consultor - SETTHA Segurança e Saúde no Trabalho

7 a

Como sempre, muito bom. Parabéns. As mudanças tem que partir de nossas atitudes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos