Estar desempregado não significa estar à toa!

Estar desempregado não significa estar à toa!

Quando você fala que está desempregado, a reação de muitas pessoas é: "Nossa, mas você fica à toa o dia todo?", "Você não está procurando nada não?", "O vida boa heim? Ficar o dia todo à toa".

De fato algumas pessoas realmente ficam á toa, apenas reclamando nas redes sociais e sem tomar nenhuma iniciativa para tentar mudar sua atual situação.

Eu estou desempregado e posso imaginar o desespero de um pai ou mãe de família que vê as contas chegando e o dinheiro indo embora, porém estar desempregado não significa estar à toa.

Neste meu primeiro post para o Linkedin, quero dar algumas dicas e compartilhar minha rotina, para quem sabe, acabar com esse pensamento que certas pessoas tem em relação a estar desempregado e não fazer nada.

Bora lá então?

Dica 1 : Acordar cedo

"A não Márcio, acordar cedo? Queria aproveitar que estou parado para dormir, quando eu arrumar algo eu já vou levantar mesmo..."

Já ouvi muito essa frase! E a minha resposta é: Exatamente por isso que você deve acordar cedo!! Acostumando seu corpo a levantar cedo, ao arrumar o tão sonhado emprego, ele não vai sentir tanto a diferença depois. Claro que esse não é o único motivo!

Eu acordo todos os dias as 5:30 da manhã! Levantar cedo me permite ter mais tempo para fazer tudo o que eu quero durante o dia. Eu sempre acordei cedo, sempre! Empregado ou não, eu sempre tive a sensação que se você fica muito tempo na cama, você está desperdiçando o seu tempo.

Por isso levantar cedo e estruturar sua rotina é uma excelente forma de não perder tempo e deixar que os sentimentos negativos envolvidos na situação do desemprego te deixe preguiçoso(a).

Dica 2: Leia muito

Sabe qual a primeira coisa eu faço ao acordar? Vou ler! Sim, isso mesmo, eu começo o meu dia lendo. Graças a tecnologia, hoje é muito fácil ter acesso a livros, artigos e textos.

Eu li tanto livro esse ano, sobre os mais diversos assuntos: economia, filosofia, marketing, machine learning, psicologia e autoconhecimento.

"Mas Márcio, você não estuda programação? Porque você está lendo coisas de outras áreas ?"

Primeiro: conhecimento nunca é demais.

Segundo: é bom para o seu desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional entender pelo menos um pouco sobre como as coisas funcionam.

Por isso a dica que eu dou é: leia muito, leia bastante. Você não precisa gastar nada, tem muito material gratuito de qualidade pela internet, inclusive aqui no Linkedin.

Dica 3: Pratique alguma atividade física:

Esta dica é simples e rápida e não vou me atentar a ela pois vocês já devem estar cansados de saber sobre seus benefícios.

Depois de fazer minhas leituras, tomar meu café da manhã e me alongar, eu vou dar aquela corrida esperta.

Você pode fazer qualquer coisa: dançar, pular corda, correr, caminhar, musculação. As atividades físicas são excelentes para a saúde e para a mente.

Dica 4: Faça cursos

Depois de voltar da corrida chega a minha hora de estudar (Depois de tomar banho claro! Aposto que você pensou que eu era um porcão hahahah).

Eu faço faculdade EAD, então começo minha maratona de estudos com as aulas da faculdade. Depois dou continuidade com cursos que eu faço de programação nas mais variadas plataformas.

E não ter dinheiro não é desculpa. Existem uma infinidade de cursos gratuitos espalhados pela internet, nas mais variadas áreas, que podem dar aquela turbinada no seu currículo.

Dica 5: Estude outra língua

Não preciso nem dizer a importância de se saber mais de uma idioma nos dias de hoje, né?

Eu reservo uma parte do meu dia para estudar e praticar outro idioma. E você pode aprender de várias formas: videos, podcast, aplicativos gratuitos (como o Duolingo), textos, livros, audiobooks, ebooks e etc...

Opções tem aos montes, o que não pode é dar desculpa ;)

Dica 6: Escreva

É isso mesmo que você leu: escreva! Reserve um tempo para deixar as palavras fluírem através de você.

Eu escrevo algo todos dias!

Pode ser um post para um blog, ou um post para alguma rede social, um texto pessoal em um caderno ou bloco de notas, não importa!!

O importante é colocar pra fora suas ideias e pensamentos!! :)

Dica 7: Delimite um tempo para a "sua busca"

Eu reservo uma parte bem definida do meu tempo para: procurar vagas, mandar currículos, interagir nas redes, olhar emails e etc...

Não adianta nada você ficar o dia todo em uma busca incessante pelas vagas de emprego, perdendo todo o seu precioso tempo apenas com isso. Se ficar o tempo todo nisso, vai acabar gerando ansiedade e outras coisas mais, e não é isso o que queremos, né?

Dica 8: Divirta-se e relaxe

Você pode definir se quer fazer isso no final do dia, ou separar algumas horas ou minutos durante o dia mesclando com as outras coisas.

Vá fazer algo que te relaxe e te divirta. Pode ser jogar vídeo game, assistir um filme ou série, bater um papo no whats, ver vídeos no youtube, assistir uma novela ou brincar com as crianças. Separe um tempo para fazer aquilo que lhe divirta e dê prazer!

Você precisa de um descanso criativo, fará bem para a sua mente.

DICA BÔNUS: LEIA OS TEXTOS DO VALE DE ATLAS

Eu não podia deixar de fazer um jabá do meu projeto pessoal, não é mesmo?

Você busca motivação, dicas, conhecimento e entretenimento? Então acesse o Vale de Atlas clicando aqui, e interaja conosco.

Agora chega né?

É isso ai pessoal. Viu como podemos preencher nosso dia com coisas bacanas que vão agregar valor em nossa vida? Esta é praticamente minha rotina durante a semana.

Claro, você não precisa fazer exatamente o que eu falei aqui ou da forma que eu falei aqui. Crie, adapte-se, estude, cresça e depois venha compartilhar comigo seus resultados.

Espero ajudar aqueles que estão perdidos nesse momento tão ruim que é o desemprego, mostrando que não precisamos ficar á toa nos lamentando e alimentando vibrações ruins.

E para aqueles que ainda pensam que estar desempregado é sinônimo de ficar à toa, espero ter mostrado que as coisas não são bem assim! Então por favor pare com essa mentalidade! :)

E se você se pergunta: E depois que eu arrumar um emprego, como eu vou fazer?

Simples: adaptações e gestão de tempo! Afinal, queremos sempre evoluir e crescer, não é mesmo?

Um grande abraço e até mais!




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Márcio Fontes

  • Estatística: Será que deveria ser um caso de ame ou odeie?

    Estatística: Será que deveria ser um caso de ame ou odeie?

    A estatística é uma área do conhecimento que muitas vezes desperta sentimentos contraditórios nas pessoas. Enquanto…

  • Python: A "Cobra" Versátil

    Python: A "Cobra" Versátil

    Hoje, eu quero falar um pouco sobre Python, essa linguagem que eu decidi escolher para a minha vida. E aos…

    2 comentários
  • A problemática da experiência!

    A problemática da experiência!

    Nos dias de hoje, é bem provável que você já tenha visto memes, reclamações, ouvido casos ou até presenciado a…

    1 comentário
  • Empreendedorismo e Saúde

    Empreendedorismo e Saúde

    Quando eu comecei a me aventurar pelas bandas do empreendedorismo digital, encontrei diversos materiais disponíveis…

    2 comentários
  • CUIDADO! VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO(A)!

    CUIDADO! VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO(A)!

    Se você é um usuário do Linkedin ou de qualquer rede social, você sabe que está sendo observado o tempo todo: seus…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos