Empreendedorismo e Saúde

Empreendedorismo e Saúde

Quando eu comecei a me aventurar pelas bandas do empreendedorismo digital, encontrei diversos materiais disponíveis para que eu pudesse me deliciar. 


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eram livros, vídeos, cursos, textos e podcasts.

Mas eu sempre percebi que tinha alguma coisa que me incomodava em alguns desses materiais.

Na época, por estar fascinado por todas as possibilidades que eram apresentadas a mim, eu acabei deixando esse alerta para lá e continuei a minha saga em busca de absorver aquele conhecimento e colocar em prática.

E assim foi feito!

Com o passar dos anos,  fui ficando mais maduro, comecei também a me aventurar pela mente humana e seus complexos sentimentos, e eu pude finalmente perceber o que vinha me incomodando tanto:

Era a romantização de coisas que podem destruir a sua saúde durante o processo.

É muito comum ouvir de alguns nomes colossais do empreendedorismo as seguintes frases: 

  • Empreendedor NÃO descansa
  • Trabalhe enquanto eles dormem
  • NUNCA pare de trabalhar
  • SEJA como EU, se quiser ser alguém na vida

Ora bolas! Foi aí que eu comecei a questionar:

  • Como vou ter energia o suficiente para criar, produzir, pensar, estudar e analisar as coisas, se eu não dormir e descansar o suficiente?
  • De que adianta  me tornar uma máquina de trabalho e ganhar dinheiro, se na hora de usufruir, irei gastar uma boa parte tratando de ansiedade, depressão, dores no corpo, azia e má digestão?
  • Se eu for exatamente como você, como vou me diferenciar e destacar?  O que eu vou fazer com a frustração de me afastar da minha individualidade e meu propósito? Enfiar em meus orifícios? 

Claro que não são todos os que romantizam e defendem essas ideias estapafúrdias. Hoje muitos também falam sobre cuidados com a saúde física e mental.

A questão é que tudo na vida precisa de equilíbrio! Ele sim é a chave.

Devemos sim viver nosso propósito, trabalhar com afinco e nos colocarmos em movimento para conseguirmos conquistar as coisas. Porém temos que fazer isso no nosso tempo e ritmo, respeitando os nossos limites.

Tem horas que precisamos parar e respirar, analisar o nosso caminho e rever nosso planejamento.

Vão ter dias que você não vai estar bem, que nada parece fluir! 

Quando isso acontecer, vai lá, sente, pare, esfrie a cabeça e respire. Use o tempo que precisar para se recompor! Busque ajuda se preciso for.

Não somos máquinas!

Por isso pegue mais leve com você mesmo, não fique se comparando e reduzindo o seu valor porque não consegue ser igual ao fulanão! Não abra mão da sua individualidade e nem desmereça a sua história!

Procure desenvolver a sua inteligência emocional para reconhecer quando é a hora de nadar, quando é a de correr, quando é a de voar e principalmente a hora de parar!

Ser um bom empreendedor, não tem a ver com estar ocupado de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Tem a ver com iniciativa, atitude, mudanças, ousadia, planejamento e principalmente com equilíbrio e liberdade!

Desejo que você consiga alcançar este equilíbrio!

Um grande abraço e #BoraVoar!

Acredito que essas fórmulas que são bastante divulgadas, inclusive em postagens, acabam sendo bastante prejudiciais justamente porque as pessoas as seguem como se fossem grandes verdades e não fazem essa reflexão que você propôs. Parabéns pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos