Estilo de Liderança

Estilo de Liderança

Saber e conseguir liderar uma equipe, é algo fundamental para o sucesso de qualquer projeto ou negócio.

Porém, muitos gestores ou líderes acabam não sabendo exercer esta função da maneira ideal. E muitas vezes, isso acontece porque eles não sabem como trabalhar a liderança. Caem de para quedas na função.

Vou mostrar aqui, os 9 principais tipos de liderança, ou os que mais encontramos nas organizações. Avalie qual é o seu estilo ou o que mais de aproxima, para aplicar no seu dia-a-dia e trabalhar do jeito ideal junto ao seu time.

Antes, vamos dar uma relembrada do que é liderança:

Liderança nada mais é que a habilidade (seja ela natural ou adquirida) de inspirar as outras pessoas. Desta forma, influencia-se também as ações, decisões e comportamentos de um jeito positivo.

E muito se fala em grandes líderes, na qual alguns nem tinham posições de líderes, porém foram pessoas que fizeram tanto por outras pessoas, que se tornaram referências de líderes, como Martin Luther King, Gandhi, Madre Teresa, Winston Churchill, Steve Jobs, Silvio Santos, entre muitos outros.

Bons líderes conseguem alcançar seus objetivos e resultados de uma forma leve, sustentável e eficaz. Inclusive e principalmente, sem comprometer a saúde mental das pessoas ao seu redor.

E lógico, uma liderança ruim, influenciará negativamente as outras pessoas. Dessa maneira, os resultados não serão alcançados e as pessoas ficarão cansadas de tentar contribuir com o time ou com a liderança. Ficarão no piloto automático. Chega, bate ponto, executa a demanda sem mais e nem menos, deu a hora de ir embora, bate ponto e fica nesse ciclo dia após dia até que algo aconteça.

Então, vamos lá!

1. LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Neste estilo de liderança, as pessoas participam da tomada de decisão, juntamente com os líderes.

Ou seja, os líderes são mais acessíveis e se preocupam com a opinião dos outros. Não se acham donos da verdade. Por isso, incentivam que todos compartilhem seus pontos de vista e que participem de forma ativa.

Desse modo, acreditam que as pessoas tem muito a colaborar para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

2. LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Aqui, este tipo de líder é marcado pela centralização do poder no chefe. Ou seja, líderes autocráticos são os responsáveis pelas tomadas de decisões. E não aceitam interferência de outros nessa função.

Estes líderes focam nos resultados e não nas pessoas. Geralmente é marcado por um ambiente mais pesado e tenso. Principalmente pelo fato da cobrança e pressão serem grandes e na maioria das vezes, agregada a assédio velado.

3. LIDERANÇA LIBERAL

Já líderes liberais defendem a liberdade de todos da equipe. Ou seja, este tipo de líder não atua diretamente com os liderados. Dessa maneira, a própria equipe é responsável para tomar decisões, tem mais autonomia para realizar seu trabalho. Liderança liberal ou preguiçosa?

No entanto, em muitos casos, empresas com este tipo de liderança acaba sofrendo um pouco mais com a falta de organização. Consequentemente, baixa produtividade também. Porque não existe um(a) líder para coordenar, planejar e orientar as equipes e o processo como um todo.

4. LIDERANÇA SITUACIONAL

Líderes situacionais atuam de acordo com cada situação. Desse modo, não possuem características fixas. Eles têm a capacidade de adaptarem os seus estilos conforme analisam cada momento ou as pessoas envolvidas.

Eles costumam se readaptar constantemente, mudando a forma de trabalhar, processos e outros fatores que podem afetar o negócio.

Tudo isso para conseguir alcançar os melhores resultados, mas sempre levando em consideração os cenários envolvidos.

5. LIDERANÇA COACHING

Um líder coach atua de acordo com as características das pessoas/equipes e suas habilidades.

O foco aqui é preparar e melhorar o time levando em consideração o perfil de cada membro. Dessa maneira, proporcionado a eles o crescimento profissional para atingir os melhores resultados também.

Aqui, os líderes incentivam que cada pessoa da equipe trabalhe sempre para que tenha oportunidade de crescer sempre.

Ou seja, além de focar nas pessoas e resultados, foca também no desempenho. Logo, esses líderes trabalham de perto, acompanham as atividades e sempre buscam a comunicação e feedbacks para cada pessoa da equipe.

Literalmente, valoriza cada membro do seu time e o seu respectivo desempenho.

6. LIDERANÇA TÉCNICA

Já neste estilo de liderança, o papel de líder é feito por pessoas que têm um conhecimento técnico elevado na sua área de atuação ou em um determinado assunto.

Assim, é reconhecida exatamente por isso, gerando um respeito e inspiração dentro da empresa. E então, indicando os caminhos a serem seguidos.

7. LIDERANÇA VISIONÁRIA

Nesse perfil, os líderes conseguem enxergar oportunidades através de análises profundas. Como de mercado, comportamental, utilização ou benefícios de produtos/serviços, processos, entre outros.

Além disso, tem uma capacidade de observação e analítica bem apurada. E assim, vislumbrar grandes ideias a serem trabalhadas que quase ninguém enxergou. Por isso, são considerados visionários.

Justamente por isso, os líderes visionários precisam conseguir se expressar muito bem. De forma que sua equipe consiga entender bem os objetivos e resultados a serem alcançados. E como resultado, comprarem suas ideias todos os dias.

8. LIDERANÇA CARISMÁTICA

O carisma é o x factor neste tipo de liderança. Pessoas que tem essa característica conseguem conquistar as outras de forma profunda, criando conexão, mas sem fazer esforço pra isso. É algo natural.

Carisma é algo difícil de se explicar e varia de pessoa pra pessoa. Neste caso, geralmente o indivíduo já é assim desde sempre, mas não é impossível de conquistar ao longo do tempo. Desde que tenha dedicação e que flua naturalmente.

Ainda, líderes carismáticos conseguem fazer com que a equipe esteja sempre com ele, sendo uma forte defensora e aliada.

9. LIDERANÇA 360 GRAUS

Por fim, este tipo de liderança está sendo utilizado cada vez mais. E vem mostrando sua importância dentro das empresas e organizações.

Líderes 360 graus conseguem inspirar e influenciar não só sua equipe, mas como pessoas de outras áreas também.

Eles costumam ser muito inspiradores e empáticos. Porque se colocam nos lugares dos profissionais de outras áreas, que exercem diferentes funções. Logo, enxergam o negócio como um todo, e não somente dentro das suas responsabilidades.

É justamente por isso que é chamado de 360 graus. Ou seja, se preocupa com todas as áreas e equipes, fazendo questão de ente

 

Esses foram os principais estilo de liderança. Eles não são os únicos, mas são bem mais comuns de encontrar nas organizações.

E aí, se identificou com algum desses tipos? Ou conhece alguém que te influencia em algum desses perfis?


#Liderança #Reflexões #DesenvolvimentoProfissional

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos