Estou desempregado e agora?
Quem aqui nunca sonhou com um período sabático? Mesmo assim, quando nos encontramos desempregados temos que lidar com tantas emoções que, se não tomarmos cuidado, desperdiçamos o que temos de mais importante: o nosso tempo.
Minha dica aqui é a seguinte:
Viva o luto, entenda o que aconteceu e vire a página. Pare de buscar o culpado. Já aconteceu. O único culpado somos nós mesmos que não percebemos que já não estávamos mais combinando com o lugar ou que não percebemos que as coisas estavam mudando. Resta-nos olhar para frente e buscar um novo e melhor caminho.
Mas não é isso que quero falar aqui neste post. Quero falar sobre aproveitar o seu tempo de transição para algo útil.
Quem trabalha em uma grande cidade no ritmo frenético do trabalho, acaba ficando muitas horas longe de casa e nunca tem tempo. Outra questão: esteja atento e cuide de manter o bom humor, em qualquer situação. Ninguém quer contratar uma pessoa deprimida, que só se queixa. Precisamos cuidar da energia para estar em uma “vibe” positiva e atrair logo um novo lugar no mercado.
Listei algumas coisas que você pode fazer nesse período:
- Faça uma agenda. Encare arrumar uma nova posição como se fosse um trabalho. Reserve uma hora para networking, uma hora para entrar na internet e não se esqueça de reservar um tempo para a atualização de conhecimentos.
- Acorde cedo. Não perca a rotina ao trocar o dia pela noite.
- As melhores vagas virão por meio de networking. Você pode encontrar as pessoas por acaso, se estiver circulando.
- Cuide de suas finanças e converse com a família. A realidade pede cortar gastos e se programar para um período delicado.
- Aproveite para arrumar os seus armários e separar itens para doação. O que não usamos vai servir para alguém. Além disso, a arrumação é ótima para renovar as energias.
- Dê atenção para os parentes queridos. Se você ainda tem pai e mãe, passe um dia com eles, faça um programa. Visite os amigos que não vê faz tempo.
- Combine de buscar as crianças na escola e fazer um programa com elas. Um cinema, fora do fim de semana, é uma delícia. Se não tiver filhos vá com os sobrinhos.
- Assista aos filmes e leia os livros que há muito tempo gostaria de ler.
- Importantíssimo: cuide da sua saúde. Faça um check-up e inicie aquela dieta tão adiada e comece uma rotina de exercícios físicos. A tentação de comer fora de hora estando em casa e de afogar a ansiedade em um bolo de chocolate é enorme. Você vai precisar de muita disciplina.
- Aproveite a sua cidade e faça programas de turista. Visite os mercados, vá às feiras, visite parques e museus, vá comer pastel na feira. Fuja de ficar em casa amargando a sua desgraça.
- Aproveite os cursos que a internet oferece de graça.
- Faça algum trabalho voluntário. Tem muita gente que precisa do seu tempo e da sua experiência.
Não se esqueça de que só fica desempregado quem trabalha. Faz parte do jogo. A vida é feita de muitas boas surpresas. Aproveite o tempo e fique calmo para poder tirar proveito dos aprendizados dessa experiência. Faça a sua parte que o universo conspirará a seu favor.
Fique firme e bola para frente!
Viva feliz sempre!
Silvia Furgler Coaching
tradutora ingês, espanhol, italiano na autônoma
8 aAdoreIn
HR Business Partner
8 aMuito bom, Silvia Furgler. Cuidar do humor e de nossas emoções nesse período é bem importante. Cabeça erguida e foco!
Senior Executive in Marketing and Product Development | Specialist in Growth, Leadership, Digital Transformation, and Artificial Intelligence | (Ex-Vivo, Disney, Globosat)
8 aShow, Silvinha. Parabéns! :D Beijos