Você se critica o tempo todo?
Nossa mente é nossa melhor amiga e também nossa pior inimiga. Quanto tempo perdemos nos criticando e nos sabotando? Pelo que tenho visto nos meus coachees, ninguém está totalmente livre desse comportamento. Não importa a estória de vida, o sucesso alcançado, o nosso crítico está sempre ao nosso lado pronto para nos sabotar.
Quando nos machucamos fisicamente, lavamos a ferida, passamos um antisséptico e cobrimos com um bom curativo. Cuidamos desse machucado até que fique bom. Nos protegemos. Por que não conseguimos fazer o mesmo quando nos machucamos emocionalmente? Por que ficamos nos perguntando: o que há de errado comigo? Aumentamos a ferida e não cuidamos dela como deveríamos.
Tem um Ted ótimo desse assunto sobre saúde emocional, do psicólogo americano Guy Winch , vale a pena ver. Recomendo. Mas termine o meu texto antes!
Pode ser uma demissão, um fora do namorado, uma traição de alguém que considerávamos amigo próximo, um projeto que não deu certo. Quantas situações passamos ao longo da vida e ao invés de buscar recursos de cura ligamos o nosso “critico interno”. Inúmeras. Das mais simples até as mais complicadas.
O crítico acha defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias. Ele provoca grande parte da nossa decepção, culpa, vergonha, raiva e ansiedade. Nos atormenta com erros passados e nos lembra o tempo todo das nossas falhas atuais. Se concentra no que está errado na gente e nas situações, o que está errado nas pessoas. Ele nos compara o tempo todo dizendo se somos superiores ou inferiores. Nos faz esquecer que cada um é um. Enxerga o que não deu certo como erro e fracasso e não como uma oportunidade ímpar de aprendizado. Ele afasta da gente o nosso protagonismo e responsabilidade da nossa própria vida. Drena a nossa energia e nos afunda em um buraco sem fim!
Essa estratégia do crítico de exagerar, reagir ao negativo é uma estratégia natural de sobrevivência. Ela tem a função de diminuir a chance de sermos surpreendidos e afetados por situações de perigo emocional. Mas na maior parte das vezes o crítico nos paralisa na situação e não deixa a gente evoluir, aprender com os erros e seguir em frente. Nos deixa magoados e na mais completa solidão. Sou eu e os outros, bem lá longe.
O primeiro passo para fugir desse papel autocritico é prestar atenção. Fazer uma avaliação: o quando você tem se criticado? O quanto você tem criticado os outros, o quanto tem criticado as circunstâncias? A partir daí você pode acionar a sua autocompaixão e auto generosidade. É na empatia com a gente e com os outros que vamos prosperar. Um espaço onde você poderá rir de si mesmo, se acolher e se energizar para os próximos desafios. Ver com carinho onde poderia ter feito algo diferente e registrar o fato para uma próxima vez. Largar o “chicote” e ativar a nossa sabedoria interna.
Essa sabedoria é o espaço de responsabilidade e protagonismo que falamos tanto nos processos de Coaching. É o que eu vou fazer diferente daqui para a frente para chegar ao meu objetivo. Parar de remoer os acontecimentos e passar a lidar positivamente com as adversidades do passado. Usar suas forças, talentos e qualidades para superar e ir além.
O crítico não vai sumir mas pode ser enfraquecido e usado mais sabiamente para nossa evolução enquanto seres humanos. Quando ele “aparecer” diga: obrigada Crítico por me avisar! Vire a página e siga em frente!
Boa Sorte!
# Vivafelizsempre
Silvia Furgler, Coach de vida e de carreira, comprometida em apoiar pessoas que queiram se reinventar e resolver suas questões para viver uma vida plena e feliz.
Gerente de Gente & Gestão | Coordenadora de Recursos Humanos | DHO Consultora de Desenvolvimento de Cultura Organizacional | Liderança Consciente | Gestão de Processos | Business Partner | Treinamentos | Coach | Mentoria
7 aGrata pelo sua dedicação no cuidado do si e dos outros assim podemos celebrar o Ser Humano belo que há em nós. Parabéns ótimo texto. Bem vinda a bordo para somar forças que impactam de forma positiva a sociedade. Um forte abraço
Global IT Ops Senior Director | AIOps | Digital Ops | ML | Cloud | FinOps
8 aBoa Silvia, ótimo texto !!!
Soluções em atendimento e venda na troca de óleo.
8 atudo de acordo com sua experiencia e profisdionalismo parabens.
Media Consultancy CEO at Consultoria Empresarial Jornais e Revistas
8 aBom texto. Parabéns