Estratégia, qual é a melhor?
Quando nos deparamos com momentos de tensão relacionados a um problema maior como, por exemplo, a atual crise, a tendência do comportamento empresarial é dar ênfase ao problema a ponto de entrar em dois principais dilemas:
-
Abrir a mente ou a gestão a todos os tipos de sugestões, experimentar várias ações para ver qual dará mais resultado ou;
-
Se fechar à sua percepção e engessar direcionamento e não ouvir o mercado.
Diria que ambas são extremamente perigosas, porque ao abrir a gestão demais se perde o foco e isso dificulta a tomada de decisões e acaba dividindo a equipe sem muitas vezes atingir o resultado que se espera, bem como fechar-se a novos direcionamentos perde-se a chance de evoluir tanto como profissional como em gestão empresarial, então como fazer?
Simplesmente faça perguntas básicas, porém estratégicas como, por exemplo:
-
Em que patamar me encontro como profissional ou empresa?
-
Para onde quero ir? Como quero ser conhecido no mercado que atuo?
-
Como devo realizar essas mudanças e como medi-las?
-
Conheço o principal GAP da minha empresa?
-
Quanto tenho crescido no último ano? Tenho referenciais para medir?
É importante também rever as fontes de informações, examinar revistas, sites, conversar com seus clientes, comparar organizações, avaliar a concorrência e buscar novos mercados dentro do seu próprio segmento. Parece muito, e é sim! Mas ter foco é fundamental.
A Análise SWOT é uma ferramenta bem conhecida e prática de se aplicar, mas a sua avaliação só terá sentido se houver um plano de ação envolvido. As mudanças são constantes e precisam ser reavaliadas de tempos em tempos, defina um período de revisão destas ameaças e oportunidades, isso com certeza o farão sair da zona de conforto e buscar novos horizontes.
Boas perguntas!
Cris Corrêa
Inteligência de Mercado | Captação de Recursos | Pesquisa de Mercado | Gestão de Projetos de Inovação
8 aGuilherme Porcher de Souza