Estratégias de Engajamento de Stakeholders no Setor Público: fortalecendo a relação com o poder público
Parte 2

Estratégias de Engajamento de Stakeholders no Setor Público: fortalecendo a relação com o poder público

O sucesso no setor público depende, em grande parte, da capacidade de entender e envolver efetivamente os diversos stakeholders, que incluem cidadãos, funcionários públicos, legisladores, partes interessadas externas e muitos outros. Para criar um ambiente de colaboração e melhorar a satisfação geral, as estratégias de engajamento de stakeholders desempenham um papel fundamental. Aqui estão algumas abordagens eficazes para engajar e fortalecer a relação com esses grupos no setor público:

1. Compreenda as necessidades e expectativas

Para engajar efetivamente os stakeholders, é essencial compreender profundamente suas necessidades, expectativas e preocupações. Isso pode ser alcançado por meio de pesquisas, feedback direto, análise de dados ou a simples e efetiva conversa. As informações coletadas ajudarão a adaptar as estratégias de engajamento para atender às necessidades individuais e coletivas. Se o funcionário da fazenda está mais preocupado em cobrar os impostos, como você e sua solução podem ajudá-lo nisso, por exemplo.

2. Comunicação transparente

A transparência é fundamental no engajamento de stakeholders no setor público. Comunique claramente os objetivos, processos e resultados de projetos e iniciativas. Isso cria confiança e demonstra comprometimento com a prestação de serviços de alta qualidade. Portanto, não deixe para avisar que a plataforma ou serviço estão em manutenção bem na hora que o funcionário público tenta acessar o serviço. Antecipe-se!

4. Personalização de serviços

Reconheça que diferentes grupos de stakeholders têm necessidades diferentes. Personalize os serviços e a comunicação para atender às expectativas individuais. Isso cria uma experiência mais relevante e gratificante para todos os envolvidos. Aqui pode residir uma oportunidade de upsell e crossell. Mantenha-se atento às oportunidades.

5. Estratégias de engajamento multicanal

Utilize uma variedade de canais de comunicação para alcançar diferentes stakeholders, mas sempre formalize. Você pode entrar em contato por telefone, whatsapp ou email, contanto que após o contato você deixe claro, via e-mail, o que foi discutido e acordado. Não deixe brecha para questionar a lisura das tratativas. Isso protege você, sua empresa, o funcionário público e o dinheiro do cidadão.

6. Educação e conscientização

Fornecer informações e recursos educacionais aos stakeholders ajuda a aumentar a compreensão de questões complexas do seu serviço ou produto. Uma apresentação bem formatada com linguagem acessível, um manual ou e-book com o passo-a-passo de como utilizar os recursos e serviços ou um vídeo explicando como se utiliza e navega pela solução são estratégias interessantes e de baixo custo. Isso é especialmente importante em áreas como saúde, educação, arrecadação e políticas públicas.

7. Colaboração interinstitucional

Promova a colaboração entre órgãos públicos, agências governamentais e partes interessadas externas. Trabalhar em conjunto em projetos e iniciativas compartilhadas pode levar a soluções mais abrangentes e eficazes. Mostre-se aberto à co-criar e colaborar. Leve essas discussões para dentro da sua empresa. Mostre aos seus gestores o quanto isso pode levá-los a serem reconhecidos como parceiros tecnológicos e não somente um fornecedor qualquer.

8. Mensuração de resultados e feedback contínuo

Estabeleça métricas de sucesso para avaliar o impacto das estratégias de engajamento. Ouça o feedback dos stakeholders e ajuste suas abordagens conforme necessário. O aprendizado contínuo é essencial para o aprimoramento do engajamento. Trago um exemplo aqui muito importante: quando eu estava em uma empresa SaaS, uma métrica mensurada era o tempo de permanência na plataforma ou o número de acessos diários dos clientes. No setor público, meus clientes tinham acessos baixos - não batiam 40% da meta estabelecida. Isso os condicionava a entrarem na régua de possíveis churns, Ao conversar com os usuários, todos foram categóricos no que tangia a resultados positivos no uso da ferramenta. Ali compreendi que o tempo de acesso ou a quantidade de logins/dia não era importante, mas sim o quão rápido eles conseguiam resolver o problema ao acessar a plataforma. Feedbacks qualitativos podem ser muito mais poderosos que os quantitativos.

9. Reconhecimento e reconhecimento

Reconheça e celebre as contribuições dos stakeholders para a sociedade e para o sucesso das iniciativas. Isso fortalece o senso de pertencimento e incentiva o envolvimento contínuo. O mérito é compartilhado. 

Em última análise, as estratégias de engajamento de stakeholders no setor público visam criar uma relação de confiança e colaboração com os funcionários, cidadãos e partes interessadas. Quando implementadas de maneira eficaz, essas estratégias trazem resultados positivos para as empresas parceiras e podem levar a um governo mais responsivo, transparente e eficaz, atendendo às necessidades da sociedade de maneira mais eficiente e centrada no cidadão.

Caso você esteja enfrentando um problema de relacionamento ou engajamento com seus clientes, bora bater um papo. É só me mandar uma mensagem que trocamos uma ideia.

João Pedro Detoni

Coordenador de operações na R.brands

1 a

Muito bom o conteúdo! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos