Estratégias para fazer apresentações
Ao participar de uma palestra ou apresentação, sempre temos uma grande expectativa quer em relação ao tema ou do que será apresentado ou ainda de como nós a apresentaremos. Mas muitas vezes como o apresentador não consegue prender nossa atenção e muito menos não consegue corresponder as nossas expectativas, quantas vezes você não se deparou com uma destas situações?
Se quiser responda nos comentários
Manter a atenção e interesse dos participantes não é uma tarefa fácil, mesmo para aqueles que tem o dom/talento da oratória e a simpatia que alguns tem em contagiar a audiência.
Mas existem técnicas que podemos utilizar para fazer que as nossas apresentações se tornem interessantes.
Creio que a primeira coisa a ser considerada é a de organizar as ideias ( por exemplo num mapa mental como falamos no outro artigo segue o link abaixo)
Devemos também prevenir pequenos erros que possam comprometer.
Confira algumas dicas:
Conteúdo não é tudo, cuidado!
Muitos erros pelo menos os mais comuns dizem respeito quando pensamos somente no conteúdo, sem contextualizar, e dar informações para que a plateia possa ser integrada ao assunto abordado. Cuidado para não se tornar enfadonho ao apresentar um conteúdo extenso, pois existe a grande chance da apresentação se tornar cansativa e com pouco aproveitamento dos participantes.
Isto poderá refletir diretamente na dinâmica dela.
Todos na “Mesma Página”
Um outro dado interessante a observar é que em alguns casos poderá ser que os participantes não tenham o conhecimento do assunto, podemos exemplificar de uma forma simples que é a seguinte: Não dê a sua apresentação um nome muito rebuscado. Seja simples ao falar e ao abordar temas complexos.
Se nela você citar siglas tipo BI, CRM, ERP, Cloud Computing, Big Data, Segurança da Informação e etc, dê uma pincelada rápida para que toda a audiência esteja como se diz “Na mesma página”, pois pode ser que algumas pessoas não estejam confortáveis ou não estejam acostumados as siglas que possamos estar abordando.
É muito interessante que durante a apresentação criemos situações/dinâmicas se possível lúdicas para que os presentes possam aproveitar ao máximo todas as informações que estão sendo repassadas.
Mantenha a calma
Outra dica é sempre manter a calma. As pessoas percebem quando você nervoso, inseguro, ou então falando como se fosse um robô. Tente ser o mais natural possível, como se estivesse conversando, num bate-papo, com seus amigos.
Exercite-se ou seja pratique a sua apresentação diversas vezes
Quanto mais você praticar, mais natural ela ficará, facilitando o entendimento do assunto pela sua audiência.
"O excesso de prática nos leva a perfeição", outro ponto importante e vantajoso de se praticar é que, a cada vez que que o fazemos, estamos revisando o material. Assim poderemos aparar/revisar todas as arestas/erros de modo que tudo ocorra da maneira mais perfeita possível. Sem contar que com o treino o nervosismo e a ansiedade costumeira de uma apresentação tendem a ser melhor trabalhados, e nos tornamos mais seguros o que resultará numa performance melhor.
Loopandoo
Recrutamento e Seleção | Gestão de Pessoal
6 aProfessor Dario Piva, tudo devidamente anotado. Gratidão por mais essa aula, será de grande valia.
Program manager l Social impact & economic development 🌎 l Master's Degree in Social Sciences
6 aDario Piva, preciosas dicas. Treinar a apresentação é fundamental pra chegar afiadíssimo e confiante na hora!
Gerente comercial na Arcofoods Alimentos e Bebidas | Co-host no PodRjota Podcast | Diretor Secretário Espanhol para todos
6 aDario Piva, realizar grandes apresentações é um dos maiores skills que um executivo pode desenvolver. Super dicas! ❤️
Designer educacional na DreamShaper
6 aAdorei as dicas! Espero conseguir isso um dia haha. De todo modo, passou um flash de palestras em que tive dificuldade em permanecer conectada com o palestrante.
Head em Projetos e-learning | Educação e Ensino Inovador | Design Instrucional Master | Metodologias Ativas Digitais | IA para Educação
6 aPara variar mais uma excelente instrução! Aprendo muito com seus posts! Obrigada