Estudantes dos EUA mostram inovação em concurso de embalagens flexíveis

Estudantes dos EUA mostram inovação em concurso de embalagens flexíveis

A FPA (Flexible Packaging Association – www.perfectpackaging.org) recém anunciou os vencedores do concurso ‘Student Flexible Packaging Design Challenge’. O desafio faz parte da competição anual ‘FPA’s Achievement Awards Competition’ e visa encorajar e reconhecer estudantes que estejam trabalhando para tornar-se a próxima geração de designers de embalagem. 

Este ano participaram do desafio 31 projetos de embalagem de diversas partes dos EUA. 13 destes projetos foram selecionados para uma segunda fase, a de desenvolvimento da embalagem propriamente dita.

O primeiro e segundo lugares foram conquistados por alunos da Universidade de Wisconsin, sob a coordenação do professor Gary Borges. Também receberam Menção Honrosa três outros projetos.

Conheça os vencedores e inspire-se! 

Primeiro lugar – Shampoo para Bebê

No alt text provided for this image

Criado por Caylee Boone, Abbey Dahlseng, Liam Gallagher e Anna Kent da Universidade de Wisconsin – Stout.

O conceito inovador é garantido pelo design aplicado à forma e à função da embalagem que reduz a pegada ambiental do shampoo. Além disso, o envase é otimizado e a embalagem garante características únicas para o consumidor. Os jurados entenderam que o conceito é factível e elencaram como principais benefícios: 

·       o material flexível é mais sustentável que as atuais embalagens rígidas, reduzindo as emissões de gás de efeito estufa durante a produção e o transporte;

·       é reciclável;

·       garante maior conveniência para o consumidor e reduz o espaço ocupado na área de banho.  

Segundo lugar – Curativos adesivos Band-Assist

No alt text provided for this image

Criado por Connor Erwin, Corey Klatt e Ben Lindgren da Universidade de Wisconsin – Stout.

Este design de embalagem flexível melhora a apresentação dos curativos adesivos em comparação aos tradicionais cartuchos de cartão. O uso do pouch foi visto pelos juízes com altamente funcional e prático, especialmente em situações de viagens e consumo em movimento. Foram destacados os seguintes aspectos:

·       facilidade de transporte, especialmente em viagens;

·       requer pouco espaço para armazenagem, incluindo bolsos, e permite manter todos os curativos na mesma embalagem.

Menções Honrosas 

Shampoo & condicionador flexível para viagem

No alt text provided for this image

Criado por Connor Erwin, Corey Klatt e Ben Lindgren da University de Wisconsin – Stout.

Uma embalagem projetada especialmente para viagens e que traz o shampoo e o condicionador juntos, além de ser muito fácil de usar graças ao bico dosador e à tampa para refechamento. Assim, os principais benefícios são:

·       pode ser facilmente separado, se necessário;

·       o uso do produto é extremamente fácil e conveniente.

Pouch para pipoca de fácil abertura e reselável

No alt text provided for this image

Criado por Caylee Boone, Abbey Dahlseng, Liam Gallagher e Anna Kent da Universidade de Wisconsin – Stout.

Os jurados entenderam que esta embalagem melhora a experiência de consumo da pipoca em comparação às soluções atuais. O novo pouch também melhora a produtividade em comparação aos ‘pre made pouches’ atuais, tendo como principais benefícios:

·       o tab de abertura e reselagem garante fácil acesso e refechamento da embalagem;

·       o formato retangular e que fica em pé garante um transporte mais eficiente da embalagem e acesso mais fácil ao conteúdo pelo consumidor.

Running Water — Água para corredores

No alt text provided for this image

Criado por Jai Araujo da Universidade de San José sob a coordenação do Professor Xiaojing (Kate) Liu, Ph.D., Professor Assistente.

O conceito ‘Running Water’ é uma inovação na forma de se hidratar durante uma corrida ou caminhada. Este pouch inovador tem uma tampa ‘sports spout’ de um lado e do outro um furo para que a embalagem possa ser facilmente manuseada e presa ao atleta. A Menção Honrosa deve-se ao inovador mecanismo de interligação (interlocking) e os jurados enxergaram outras possibilidades de uso, como em festivais. Assim, destacaram como benefícios:

·       leveza e facilidade de carregar;

·       múltiplos usos: no corpo ou no pulso conectando as duas pontas (passando o lado do bocal pelo furo da outra ponta, formando um anel).

*Este artigo foi produzido com exclusividade para a #ABIEF, na minha coluna mensal FlexTendências.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos