Eu e minha mulher...um Pensamento, uma Construção Social ou uma Existência?
Qual a diferença que existe entre estes pensamentos:
“Há um princípio bom, que criou a ordem, a luz e o homem; e um princípio mau, que criou o caos, as trevas e a mulher”. Pitágoras 570 a 496 a.C.
“Não chame nenhum homem de infeliz até que ele se case.” Sócrates 470 – 399 a.C.
“Mulheres e homens têm a mesma natureza em relação à tutela do Estado, salvo na medida em que um é mais fraco e o outro é mais forte”. Platão 428 a 348 a.C
“Portanto, as mulheres são mais compassivas e prontas a chorar, mais invejosas e mais sentimentais e mais contenciosas. A fêmea também está mais sujeita à depressão do espírito e ao desespero do que os homens. Ela é também mais desavergonhada e falsa, mais prontamente enganada, e mais atenta às injúrias, mais ociosa e, em geral, menos excitável que o macho. Pelo contrário, o macho está mais disposto a ajudar e, como já foi dito, mais valente do que a fêmea.” Aristóteles 384 a 322 a.C
E este pensamento:
“As mulheres eram importantes na economia, mas depois na sociedade industrial (séc. XVIII – jan 1701 a dez 1800) por 200 anos, digamos, as mulheres foram condenadas a ficar em casa, a serem produtoras de mão de obra por meio de sua feminilidade e se preocupar com a vida privada. Bem, hoje a situação é completamente diferente e mudará ainda mais nos próximos anos. Dentro de sete anos, em 2030, as mulheres terão uma vida média de três, quatro, cinco anos, a mais do que os homens. Mas 60% dos estudantes universitários em todo o mundo, 60% dos graduados, 60% dos detentores de mestrado serão mulheres. Essa é uma grande diferença. O que isso significa? Significa que as mulheres serão o centro do sistema social e que os valores tipicamente femininos, o valor da estética, da subjetividade, da emotividade, da flexibilidade, tornar-se-ão valores comuns também para os homens. Então haverá uma colonização do mundo masculino pelo mundo feminino.” Filósofo Domenico De Masi 1938-2023 d.C
Entre esses pensamentos se passaram 2.594 anos – de 490 a.C a 2024 d.C
Convido para refletirmos sobre modelo de sociedade
De onde nós mulheres viemos?
A sociedade Grega onde nasceu a Filosofia, as Olímpiadas, os Corpos Perfeitos, a ideia de que o Homem é a Semelhança dos Deuses, a Estética, a ideia de Democracia, de República, de Cidadania e da estratificação social é a base da sociedade e da cultura da civilização ocidental. Lá existiam os Cidadãos – os Homens, além deles existiam as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos, nenhum desses grupos era considerado Cidadão.
Uma sociedade criada por cidadãos humanos masculinos para cidadãos humanos masculinos com valores, ideias, ideais, crenças, corpos ou seja padrões e normas vindas da essência masculina. Que valores? A perfeição, a beleza, a força, a inteligência, a astúcia, a coragem, o individualismo, a violência – objetivo serem “Guerreiros”.
Até quando seremos “Futuro” ?
Eu entendo que estamos em um único caminho, o caminho da Liberdade, ISSO! Estamos no caminho de sermos cidadãs, de fazermos parte e estarmos em conjunto com, mas COMO vamos levar isso a frente?
Neste momento temos um único modelo de construção social pelo princípio, pela essência do ser humano masculino, na forma de valores, estética, comportamentos, ideais, movimentos e corpo, padrões e normas.
Que modelo vamos construir a partir de quem somos? Qual é a essência do ser humano feminino que dará o contorno dessa sociedade onde, segundo o De Mais, seremos o centro, daqui há 7 anos????
Sem afrontar a percepção do Domenico de Masi, mas precisamos de uma data marcada para O QUÊ?
Recomendados pelo LinkedIn
Será que estamos apenas mudando ou deixando ao contrário o a base do modelo masculino de sociedade para construirmos um modelo conjunto com nossa essência?
Será que precisamos esperar mais 7 anos?
O que será que somos de tão importante que foi preciso sermos contidas, repreendidas, reprimidas, impedidas e assassinadas? O que em nós causou tanto temor ao longo desses milênios?
Olhem para isso!!! Século XV – de 1401 a 1500 época áurea do antropocentrismo – o HOMEM como centro do Universo e teocentrismo – Deus no centro do universo – século da Caça às Bruxas – Aqui nasceu o Brasil 1500.
As frases abaixo estão no Do livro “O Martelo das Feiticeiras – 1848 Manual para lidar com as bruxas:
“Questão VI – Por que principalmente as mulheres se entregam às superstições diabólicas? as mulheres. Porque as superstição é encontrada principalmente em mulheres? Qual tipo de mulher se entrega, mas do que todas as outras, à superstição e à bruxaria?
“Questão VII – Se as bruxas são capazes de desviar o intelecto do Homem para o Amor ou para o Ódio Do método de Pregar às pessoas sobre o amor desvairado” .
“Questão X “Se as bruxas são capazes de transformar seres humanos em bestas” Do livro “O Martelo das Feiticeiras – 1848.
Será já não temos os elementos necessários para sermos quem queremos como sociedade e contribuir para um novo modelo onde nossa essência possa estar presente, sem ameaças, sem autorizações, sem discriminação, sem padrões e normas de outros?
O que nos falta? A autorização do ideal cultural de Lideranças Globais da Sociedade para traçarmos esse caminho? Ou nossos elementos essenciais já podem impactar, influenciar, disseminar e engrandecer uma sociedade comum de direitos para todas as pessoas?
Vejam alguns dados que podem nos auxiliar a dimensionar nosso “Jeito de ser”
Quantidade de países onde a população feminina é maior que a masculina?
As mulheres são maioria em 113 países. Socientifica.com.br . E existem no mundo 206 países, 195 constituídos como países segundo a ONU – Organização das Nações Unidas. Somos maioria no Planeta. A longevidade está entre alguns dos motivos.
Eu sempre me pergunto ...qual o motivo da diferença tão gigante entre mulheres e homens nas prisões? Isso é no mundo e no Brasil estamos assim: em 2020 eram 37.165 de mulheres em relação a 722.353 homens. E podemos falar também no abandono afetivo das mulheres pelos seus parceiros... Segundo dados: 65% das mulheres presas não recebem visita alguma, enquanto 85% dos homens recebem visita social ou íntima. Fonte: mj.gov.br/depen.
Como somos que nos traz essa SOLIDARIEDADE sobre o outro?
Como somos que nos mantemos RESILIENTES ao atravessarmos séculos de barreiras, incluindo a vida de nossas pares, e ainda temos disposição para enfrentarmos a opressão, o distanciamento, a repressão, a ameaça o abandono?
Como somos que lidamos de forma SISTÊMICA com a estrutura da nossa vida conduzindo ela pelas atividades profissionais, educativas, familiares e sociais ao mesmo tempo, buscando soluções para os enfrentamentos e superação das barreiras nossas e das pessoas com quem convivemos?
Como somos se vivemos todas essas atividades de forma EMPÁTICA, em função do bem estar e desenvolvimento da gente e das pessoas com quem convivemos?
Eu entendo que antes de empoderar a mulher, precisamos libertar a gente, nós: eu e ela de seu julgo próprio – feito pelo padrão masculino de sociedade e do outro que busca manter essa repressão em nome da tradição e conservadorismo e deixamos nossa essência nos dirigir para aprender, orientar, educar, reeducar, desenvolver, transformar e evoluir AGORA! esta nossa sociedade.
MOTORGIRL na AUTONOMA
10 mPerfeita colocação...