Eu queria TANTO mudar de carreira, mas é que...

Eu queria TANTO mudar de carreira, mas é que...

Lá no fundo você sabe que sua carreira atual não te traz satisfação, mas trava na hora de aprofundar no autoconhecimento, análise de opções, escolha, planejamento e execução da estratégia para uma mudança?

Listei a seguir 6 inseguranças comuns nesse momento, que impactam no processo de transição, e propus caminhos que podem servir como um pontapé inicial:

  1. Eu não sei o que eu gosto: Autoconhecimento é o único caminho! Estude, pesquise, converse com pessoas diferentes, assista documentários, ouça podcasts, amplie seus horizontes!
  2. Eu gosto de muitas coisas, não consigo escolher: Dentre os seus interesses, quais proporcionam trabalhos e rotinas com os quais você se identifica? Você também pode tentar conciliar 2 ou 3 interesses na mesma carreira e, o que ficar de fora, continuará na sua vida como hobbies.
  3. Eu não tenho experiência na nova área: Você não começou na área atual com experiência, certo? Faz parte do processo, só com a prática a experiência virá. Busque capacitação, permita-se experimentar a nova área e aprender ao longo do caminho.
  4. Eu levaria alguns anos para concluir um novo curso: Esses anos passarão de qualquer forma e, depois deles, provavelmente você ainda trabalhará por muitos anos. Se for algo que você realmente quer, planeje os próximos passos e comece a agir.
  5. Eu não tenho dinheiro guardado para emergências: Revise suas contas e comece a poupar dinheiro o quanto antes, nem se for um pouquinho por mês. Nessa situação, ter dinheiro muitas vezes significa ter poder de escolha.
  6. Eu tenho medo, não sei se sou capaz: De onde vem essa insegurança e esses medos? Eles são reais ou imaginários? Pense as consequências de lidar ou não com cada um dos seus medos e escolha quais deles vale a pena enfrentar. Para esses, crie estratégias e planos B caso algo saia fora do planejado.

Nossa carreira é muito longa e conforme temos novas experiências, mais nos conhecemos como profissionais, mais entendemos sobre nossos desejos, interesses, nossas habilidades e sonhos.

Está tudo bem se você quiser mudar a rota. Mas, no futuro, não estará tudo bem se você olhar para trás e se arrepender por não ter feito esse ajuste no caminho.


Rute Viana

Business Intelligence and Analytics

3 a

Muito bom Nat! Dicas inspiradoras!

Sandra Abrantes

Especialista de CRM no Lefosse

3 a

Parabéns Nati! Sucesso.

Maitê Guimarães Meira

Digital Marketing | Novo Nordisk

3 a

Amei! Parabens Na! 👏🏼

Mariana Lacaze

Talent Acquisition Manager | Recruiting Manager | RPO

3 a

Que legal, Nati!! Muito sucesso!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Natasha Golik

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos