'Eu quero ter um milhão de amigos…'
Saiba como através do poder do Marketing de Comunidades

'Eu quero ter um milhão de amigos…'

O título desse texto eu dou crédito ao cantor e compositor Roberto Carlos, que há muito tempo sabe o valor que tem em cultivar fiéis amigos.

 Você sabia que as marcas também precisam de bons amigos? É isso mesmo, assim como nós, elas também precisam de conexões e relacionamentos para crescerem e se destacarem. E é por isso que muitas marcas estão investindo em comunidades online proprietárias para construírem amizades duradouras com seus clientes.

Essas comunidades são como um clube exclusivo, onde os membros têm acesso a conteúdos exclusivos, descontos especiais e a oportunidade de se conectarem com outros fãs da marca. E o melhor de tudo é que essas comunidades são criadas e gerenciadas pela própria marca, tornando-se um espaço seguro e controlado para interações positivas e para até mesmo ajudar no processo de inovação, ao permitir a cocriação de produtos e serviços com seus melhores clientes.

Ao criar uma comunidade online proprietária, as marcas podem se aproximar dos clientes de uma forma autêntica e personalizada, oferecendo um espaço onde eles podem se sentir ouvidos e valorizados. Permite ainda a integração com outras plataformas da marca, como, por exemplo, um clube de lealdade, suporte e até mesmo vendas diretas. Essa proximidade pode levar a uma maior fidelidade e a um aumento da vida útil do cliente, ou seja, mais compras e menos trocas de marca.

Mas as comunidades online proprietárias não são apenas vantajosas para as marcas, elas também oferecem benefícios para os clientes. Os membros dessas comunidades têm acesso a conteúdos exclusivos e a oportunidade de se conectarem com outros fãs da marca, o que pode ajudar a criar maior um senso de pertencimento e um maior engajamento., além disso, as empresas podem usar essas comunidades para obter feedback valioso sobre seus produtos e serviços, permitindo que eles os aprimorem e atendam melhor às necessidades desses clientes.

Então, se você é um fã de uma marca específica, vale a pena verificar se eles têm uma comunidade online proprietária. Afinal, quem não quer se sentir parte de um clube exclusivo e ter acesso a benefícios exclusivos?

E se você é uma marca, considere investir em sua própria comunidade online proprietária para ampliar o trabalho de suas redes sociais; aliás, inspirado em Roberto Carlos, eu cantaria o seguinte verso:

 'Conecte-se com a gente, venha participar,

Em nossas comunidades proprietárias, vamos nos encontrar,

Juntos vamos crescer, nosso impacto ampliar,

Nas redes sociais, nossa voz vai ecoar.

OK... confesso que esse verso nem o Roberto Carlos daria um jeito, mas ainda bem que a minha área é o marketing e pelo menos aqui tem valor! :-)

Sobre o autor

Alan Liberman é Co-CEO da eCGlobal, A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria, para criar comunidades e redes sociais que ajudem marcas e consumidores no engajamento, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências, a partir dos dados proprietários das companhias.

Alan atuou em posições de lideranças regionais e globais em empresas como a Unilever, Microsoft e Ipsos. É formado em Economia, com especialização em Marketing Digital e Analytics pela Columbia Business School, Estratégias da Inovação Disruptiva pela Harvard Business School e já ministrou aulas de eficácia publicitária para turmas de MBA executivo pela Universidade de São Paulo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos