"Eu sei fazer tudo que esta vaga Exige"
João Gomez 41 anos, Fez uma entrevista de emprego pela manhã para uma grande empresa. Sua experiência de 24 anos de trabalho seria colocada a prova nesta entrevista. O gestor da área de Marketing estava pronto para as perguntas que poderiam desafiar João Gomez e colocá-lo a frente de seus concorrentes.
Orientado a demonstrar sua capacidade pelo descritivo da vaga a qual solicitava conhecimento em Excel, Inbound e Outbound, capacidade analítica, Business Intelligence e demais habilidades comuns a operação da posição em que era concorrente.
A preparação para a entrevista foi dura, revisão de Excel, videos de novidades de BI, Planejamento Estratégico.
O dia chegou... Sentado á frente do gestor da área, João olhou nos olhos do seu futuro líder e começou a falar sobre si e responder aos questionamentos.
-Usavam diariamente o sistema de VBA e você utilizava e criava gráficos João?
-Sim, e até hoje utilizo para controle de gastos em minha casa. Respondeu ao gestor.
Pesquisa da consultoria Robert Half concluiu que 69% das empresas não contrataram trabalhadores com idade entre 40 e 50 anos em 2019. Em geral, as instituições e os recrutadores precisam se abrir para trabalhadores com perfil sênior, que, muitas vezes, enfrentam grande dificuldade para se recolocar. "Fonte Correio Brasiliense por Ana Isabel Mansur"
O gestor após 40 minutos de entrevista, comenta com João que seu perfil corresponde a menos de 50% do que necessariamente a vaga precisa e que a descrição da vaga não é o todo das tarefas, mas a analise do mercado específico que a empresa opera corresponde a grande parte das tarefas, e atualmente por falta de funcionários ele deveria fazer serviços que cabem a outras áreas as quais nem mencionara anteriormente.
João fica perplexo, desmorona internamente sem piscar e engole sua saliva e completa:
-Não fiz tudo isto que esta vaga exige, porem tenho capacidade, ao longo do tempo adquiri experiências que complementam as solicitações que você esta expondo. Sou sujeito a aprender sempre, eternamente.
Na semana seguinte João recebe um e-mail de agradecimento pela participação no processo seletivo.
Meses após este acontecimento João é convocado para uma vaga nesta mesma empresa, posição diferente da anterior e com salário menor. Em seu primeiro dia de trabalho pergunta ao seu colega sobre uma mesa e uma cadeira que estavam desocupadas no canto da sala, e o colega responde:
-Esta mesa e esta cadeira eram do Cadu Steffan, um rapaz que trabalhou por dois meses.
João indagado por saber o porque Cadu trabalhou por tão pouco tempo pergunta:
-Ele arrumou outro emprego?
-Não, ele disse que sabia fazer tudo, e não conseguiu fazer nada. Responde o colega.
por adm. Diego Matheus Maia Nunes 04/05/20.