Evite gafes nas redes sociais
A rede social pode ser uma poderosa ferramenta de marketing. No entanto, se você usá-la incorretamente, pode irritar seus clientes no Facebook, Twitter, Google+, LinkeIn e etc. Listei algumas dicas essenciais para evitar deslizes nas publicações.
Diretrizes de uso de rede social
As empresas não fazem exigências a seus funcionários de como comportar-se on-line e especialmente em plataformas de mídia social. Então não se esqueça de fazer orientações para o uso profissional de Facebook, Twitter e outros.
Não usar toda rede social igualmente
Cada canal de mídia social tem sua própria linguagem, suas peculiaridades e público. Por isso, é importante que você aprenda como os usuários da plataforma se comunicam e compartilham o seu conteúdo antes de começar a utilizá-la.
Muitas empresas transmitem as mesmas mensagens no Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn e assim por diante, e não percebem as diferenças entre cada uma destas mídias. Para evitar que a sua mensagem não seja autêntica ou até mesmo apresentada como um anúncio, as empresas devem fazer um esforço para compreender a essência de cada plataforma e transmitir as notícias e conteúdo específicos para cada plataforma.
Tirar o máximo proveito de sua biografia
Em muitas plataformas de mídia social, sua biografia é a primeira coisa que os usuários querem ver.
Neste caso, a dica é mostrar a sua localização, sua URL e ser criativo em sua biografia. Se as pessoas não sabem o que sua empresa faz, não terão uma boa razão para seguir você.
Usar a rede social como um megafone
A rede social não é apenas um megafone para a sua marca, é por isso que se chama ''social''.
A interação cria fidelidade e lealdade à sua marca, e isso significa dividendos.
Foco na qualidade em vez de quantidade
Algumas empresas fazem qualquer coisa para conseguir mais seguidores, o que inclui até mesmo a compra de seguidores no Twitter.
A solução: Preste atenção à sua qualidade e não a quantidade. Uma empresa vale mais quando possui 100.000 seguidores ativos do que 1.000.000 de seguidores inativos, muitos dos quais não têm absolutamente nenhum interesse em sua marca. Um seguidor errado não vai melhorar suas vendas, razão pela qual as empresas devem focar nos seguidores leais.
Não copie notícias
O 'Newsjacking' é uma expressão popular que descreve a cópia de ideias ou notícias. Não faça isso, pois, vai estar arriscando o seu negócio e pode prejudicar sua reputação.
Acompanhe todos os comentários
Os clientes conversam sobre você, quer você goste ou não. Se nenhum funcionário lê as postagens do usuário e não responde, o cliente acredita que você não se importa com ele.
Excluir ou ignorar os comentários negativos
Toda empresa que usa a rede social para fins de marketing, não pode simplesmente apagar os comentários negativos e ignorá-los ou excluí-los. Isso só tornaria as coisas ainda mais complicadas. A melhor coisa é pedir desculpas (mesmo que você não tenha feito nada de errado) e solicitar que o cliente entre em contato por email, a fim de tratar do problema. O simples reconhecimento de um problema pode impedir um pesadelo na campanha de marketing e fazer o cliente até mesmo feliz.
É importante manter a calma e profissionalismo, mesmo ao responder a um ataque infundado.
Responder em tempo hábil, principalmente às queixas
Se você cria uma presença na mídia social para a sua marca, seus clientes vão aproveitar esta oportunidade para utilizar o serviço.
Não seja impessoal
As pessoas usam a mídia social, porque querem interagir com outras pessoas e não com representantes da empresa.
A impressão de estar tratando com uma pessoal é claramente positiva. As pessoas se irritam quando recebem respostas automáticas.
Não use muitas hashtags
Em vez de utilizar muitas hashtags, utilize palavras que tenham maior significado à sua empresa ou marca.
Seja regular
Marketing em mídia social requer paciência e perseverança.