A evolução da TI...

A evolução da TI...

A TI há muito tempo tem a responsabilidade de alinhar a tecnologia e o negócio. Isso fez com que as empresas empregassem tecnologia em todos os seus processos. Para mostrar o resultado, a área de TI se movimenta para que a tecnologia reduza custos ou fomente as vendas, mostrando resultado real de ROI em sua ações.

Hoje a área de TI tem como maior preocupação manter a operação da empresa, uma vez que todos os processos da empresa dependem de tecnologia, entretanto um novo GAP começou a surgir: o da inovação! Isto porque uma vez que é necessário garantir que a operação continue, muitas vezes abre-se mão de experimentar novas tecnologias ou então não sobre tempo para se dedicar a isso, assim houve uma separação de papéis entre o CIO (Chief Information Officer) e o CTO (Chief Tecnology Officer).

Enquanto o CIO foca na operação e garantia da segurança da informação, bem como na estratégia da tecnologia ou sua aplicação focada ao negócio, o CTO tem a cadeira responsável pelas Pesquisas e Desenvolvimentos de tecnologia criando novos produtos focados no negócio da empresa.

Hoje surge mais uma vertente muito importante nas empresas, através da Terceira Plataforma fomentada pelo Cloud Computing (Computação em Nuvem) é necessário traçar uma estratégia de como transferir os negócios da empresa de sua infraestrutura própria para a Nuvem. Tudo, ou quase tudo, agora funciona online e até as pessoas estão se tornando digitais por meio dos dispositivos wearable, que são os acessórios vestíveis como relógios, óculos e pulseiras que carregam chips inteligentes que se comunicam com a Internet das Coisas (IoT), isto só é possível através da Computação em Nuvem que permite esta interconexão.

A mobilidade está fomentando muitos serviços, gerando toneladas de dados que as organizações nem sempre têm infraestrutura interna suficiente para atender. O resultado disso é a migração desses dados para a Nuvem. Todas essas alavancas estão conduzindo os negócios para a  transformação digital .
Pela importância que a digitalização está ganhando nas corporações, o Gartner estima que 90% das grandes companhias terão um CDO em seus quadros até 2019.(www.cloud21.com.br)

Esta demanda fez com que um novo cargo fosse criado: o CDO (Chief Digital Officer), a função deste novo profissional é fazer com que a empresa crie um estratégia de transformação digital. Enquanto o CIO continua seu empenho para fazer com que a empresa continue funcionando, o CIO precisa entender o negócio da empresa, precisa conhecer das novas tecnologias e suas aplicações e fomentar projetos que coloquem a empresa na era digital, explorando principalmente as vantagens da Cloud Computing. Esse novo profissional terá de definir como contemplar, em sua estratégia, soluções de infraestrutura (IaaS), software (SaaS) e plataforma (PaaS) como serviço nas modalidades de Nuvem Pública, Privada e Híbrida para suportar as iniciativas da transformação digital.

O que as empresas estão começando a entender é que a transformação digital não é só criar um App, configurar o Google Add Words ou criar integrações com redes sociais. A transformação digital muda o comportamento da empresa através da mudança de comportamento da sociedade.

“Em 2020, as pessoas não irão usar aplicativos em seus aparelhos. Na realidade, os  apps estarão esquecidos. As pessoas vão contar com os assistentes virtuais pra tudo. A era pós- app está vindo”. Peter Sondergaard, Vice-Presidente sênior de Pesquisa da Gartner

O uso de Machine Learning, IoT (Internet das Coisas), Big Data (análise com inteligência de grandes volumes de dados, incluindo imagens, vídeos etc) entre outras tecnologias, aliado com a interconexão criada pelo Cloud Computing está abrindo novas oportunidades e o vislumbre de um futuro muito diferente, carros autônomos, por exemplo, já são realidade. O uso da inteligência artificial irá mudar a forma como as pessoas se comunicam, estudam e trabalham.

Enfim, Digital está proporcionando uma mudança social e cultural no mundo e os profissionais de TI devem entender isso como uma oportunidade, cada vez mais os pré-requisitos para um gestor de TI aumentam. Os profissionais precisam pensar como negócio, precisam entender como trazer resultados. A melhor tecnologia, nem sempre é a melhor solução. Muitos CIOs hoje atuam como CDOs, o que preocupa é que não são todos! As empresas precisam cada vez mais de profissionais que estejam dispostos a entender realmente o negócio, a estratégia de depois criar estratégias digitais que realmente tragam resultado.


Guilherme Cordeiro Pereira

Gerente de Projetos e Serviços de TI na PartnerOne | MBA em Gestão de TI, MBA em Gestão de Projetos, ITIL

7 a

Excelente texto. Concordo com essa análise.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Sanchez, MsC, PMP

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos