Quis escrever este texto por 2 motivos, a primeira olimpiada com participação feminina foi em Paris em 1900 e agora, em 2024, estamos testemunhando um marco histórico para o esporte brasileiro: as atletas brasileiras estão sendo responsáveis pela maioria das medalhas conquistadas pelo país.
Dados Interessantes sobre a História das Mulheres nas Olimpíadas:
- Exclusão das Mulheres na Grécia Antiga: As mulheres eram proibidas de participar e até mesmo de assistir às competições, sob pena de morte. Isso estava ligado à tradição dos homens competirem nus, prática adotada para exibir a forma física e celebrar a estética masculina, além de garantir que apenas homens competissem.
- 1900 - Primeira Participação Feminina (1900): Nos Jogos de Paris, apenas 22 mulheres participaram, representando apenas 2,2% dos atletas.
- 1960 - Aumento na Participação Feminina: As mulheres representavam 11,5% dos atletas olímpicos. Em 2020, esse número cresceu para 48,8%.
- 1991 - Aumento do Número de Eventos Femininos: O Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que qualquer novo esporte incluído nos Jogos tenha eventos para mulheres.
- 1996 – Primeira medalha Brasileira feminina - A primeira medalha olímpica feminina do Brasil foi conquistada por Sandra Pires e Jacqueline Silva, que ganharam a medalha de ouro no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Atlanta
- 2021 - Igualdade de Gênero em Modalidades: Nos Jogos de Londres, as mulheres competiram em todas as modalidades esportivas presentes.
Vamos celebrar essas mulheres incríveis que estão fazendo história e continuar a lutar para que cada vez mais meninas e mulheres tenham as oportunidades que merecem, tanto no esporte quanto em todas as áreas da vida.
#Olimpíadas2024 #MulheresNoEsporte #IgualdadeDeGênero #OrgulhoBrasileiro #Inspiração
Agronegocio , aprendizado , comunicação , gastronomia artesanal Campo e Cidade .
5 mmeu apoio total às mulheres que fazem historia .