Evolução Digital - A história do Computador
No início da civilização, o ser humano não conhecia métodos de cálculos e a única forma de contabilizar algo era com a ajuda de seus dedos. Com o passar o tempo passou a utilizar pedras e gravetos, mas havia limitação para grande números.
Com o passar do tempo desenvolveu-se Ábaco na Mesopotâmia (há mais de 5 mil anos), 2 mil anos depois os Chineses aperfeiçoaram o método de contagem com o Suanpan (um método mais ágil de de calcular).
No século XVII, Johnn Napier criou um método que utilizava tabelas de multiplicação gravadas em um bastão. Pouco tempo depois, meados do século XVII, Blaise Pascal criou uma máquina (caixa) dentadas que, ao discar um número, movia a roda seguinte quando chegasse ao zero. Anos depois o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz ajudou a elaborar o código binário (zeros e uns - 10110010), mas nunca conseguiu aplicar seus conhecimentos por causa das longas cadeias de dígitos criadas por esse sistema.
Dois séculos depois, no século XIX, o francês Joseph-Marie Jacquard criou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Já em 1822, Charles Babbage contou com a ajuda de Ada Augusta Byron, uma excelente matemática, e criaram o primeiro "computador analítico". Um “ moinho”, que somava até 50 casas decimais. Em 1890, o americano Herman Hollerith criou uma máquina baseada no Tear de Jacquard em 1924 sua empresa se fundiu com outra, nascendo assim a IBM.
Durante a 2ª Guerra Mundial a IBM desenvolveu sistemas mais complexos para fazer a gestão do censo através de cartões perfurados. A 2ª Grande Guerra motivou diversos países (principalmente Inglaterra, EUA e Alemanha) a investirem em estudos relacionados a sistemas de informação.
1938 a primeira calculadora com válvulas capaz de somar 16 bits foi criada.
1943 - Colossus, computador eletrônico programável.
1944 - Harvad Mark 1, computador eletromecânico automático de grande porte.
1946 - ENIAC, semelhante ao Harvard Mark I, mas com componentes inteiramente eletrônicos.
2ª Geração de Computadores (1959 - 1964) - Com a invenção do transistor, foi possível criar computadores com sistemas completamente eletrônicos, tornando-os mais rápidos, menores e mais leves.
3ª geração de computadores (1964 - 1970) - Com a Corrida Espacial, novos estudos foram financiados, dando origem aos circuitos integrados de silício.
4ª geração de computadores (1970) - A empresa norte-americana Intel, produziu o primeiro microprocessador do tamanho de uma unha. Deste ponto em diante, o interesse comercial passou influenciar os desenvolvimentos, iniciando a era do computador pessoal.
5ª geração de computadores (2001) - Jogos eletrônicos e avanços tecnológicos permitiram a elaboração da Inteligência Artificial, em que os sistemas “aprendem” com sua experiência Além disso, criou-se o conceito de consumo digital.
O Futuro...
Computador de ADN -- Sistema em estudo que utilizaria processos químicos (enzimas de restrição e reações em cadeia seriam utilizadas produzir sequências de DNA, podendo conter até 7 registros. Os computadores de silício tradicionais só interpretam um bit por vez (0 ou 1). Os baseados em DNA, poderia interpretar 7 de uma vez só. Além disso, o armazenamento de trilhões de dados ocupam o espaço de uma gota d'água).
Computador quântico (Baseados na teorias de sobreposição e interferência da mecânica quântica, possibilitando processar cálculos rápido. O diferencial está em sua unidade de medida, o bit quântico, ou qubit (as vezes qbit). Bit comum é lido como 0 ou 1. Já Qubit pode ser 0, pode ser 1, ou uma superposição de ambos.
Que venha o futuro... para ler mais acesse o SlideShare de: Odair Cavichioli