A Evolução do Business Intelligence

A Evolução do Business Intelligence

Que o BI é fundamental para a proporcionar competitividade e inovação em uma empresa não é novidade. A grande novidade nesses últimos anos é como o BI tem evoluído. O objetivo do BI para uma organização deve incluir entender os pontos internos fortes e fracos, entender a relação entre os diversos tipos de dados, identificar oportunidades de inovação entre outras coisas relevantes ao seu negócio.

Com o surgimento das diversas mídias digitais, redes sociais entre outras a forma de se trabalhar com dados mudou. Surgiram novas variáveis como dados não estruturados, volume muito grande de informações em diversas fontes de mídia. As empresas hoje precisam não somente se preocupar com dados estruturados e com o velho esquema de ETL, modelagem Estrela ou snowflake mas também em tratar e dar um significado aos dados não estruturados disponíveis nas diversas redes sociais. As ferramentas tiveram que evoluir pois as necessidades dos usuários foram mudando com o tempo, os usuários hoje estão mais exigentes e mais independentes, muitos conseguem montar suas análises diante de uma possível demorada em prover soluções mais rápidas por parte da TI.

Com essa evolução surge o conceito de Business Analytics onde há um uso intensivo de dados, estatísticas e modelagem para melhor entender os eventos do passado.

Tendências do Mercado para BI

Existe hoje muita especulação sobre o futuro do BI e como as informações gerenciais vão ser trabalhadas. Historicamente,  esse mercado sempre foi atendido por grandes empresas mas hoje percebemos o crescimento de empresas menores com suas ferramentas de analytics que estão atendendo a grande demanda por análises cada vez maiores por parte dos usuários. 

A nova arquitetura proposta por essa tendência de mercado pode ser observada abaixo:

O Business Analytics veio para prover aos usuários novas formas de análise que tem necessidades diferentes das do que o BI tradicional provê.

A grande dica para entender melhor essas necessidades observe o que seu usuário faz após receber algum dashboard ou relatório que o BI tradicional entrega, se existir muitos casos em que seus usuários criam novas análises a partir dos relatórios que você entrega então há um espaço para a introdução de novas ferramentas ou de inovação dentro de alguma área de negócio.

Há um muitas áreas de negócio que tem suas regras de negócio exclusivamente em planilhas Excel, várias análises, relatórios e dashboard são feitos em planilhas porque os usuários muitas das vezes não vê valor no que é entregue pela área de TI. Qualquer insight que o usuário tenha interpretado nas planilhas do Excel tende a ficar só com ele. Todas as oportunidades para a melhoria dos processos corporativos de aprendizagem ficam perdidas. Excel não é BI, e nós como Profissionais de TI e especialistas em BI estamos falhando ao não identificar melhor essas demandas.

 Conclusão:

A análise de dados (analytics) está permitindo ciclos de planejamento mais proativos e mais curtos. As áreas e departamentos estão mais preparados para refinar suas análises melhorando o desempenho, visando antecipar-se ao mercado e não ter que correr o risco de ter um depósito cheio de tendências que estão ultrapassadas.

As organizações que tem uma base analítica sólida são mais ágeis e  capazes de se adaptar e responder as demandas do mercado.

Deixem seus comentários!

Um forte abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos