Evolução Tecnológica com o Apartheid de conhecimento.
O equívoco das organizações é evidente.
A sociedade é mesmo injusta com as pessoas, principalmente no mundo dos negócios, quando se está recém-formado preparado para o mercado, vem alguém e diz - você não tem experiência! - E se é mulher - Ah! Ela ainda vai casar ter filhos, vai ter que ficar um período em casa... Um absurdo, mas falam isso! E depois de trabalhar uma vida toda com muito esforço adquirir uma experiência fantástica, e novamente dizem – “Essa pessoa está velha demais para o mercado, ela não tem o dinamismo para acompanhar o ritmo da empresa" - como se isso fosse uma corrida... é meus caros amigos, estamos esquecendo de regras muito importantes da evolução humana.
Quando separamos indivíduos com mesma capacidade e mesmas características, tendemos a estagnação, com os mesmos modelos sempre não há evolução, não produzimos conhecimento não chegamos a lugar algum, a própria história da humanidade nos mostra isso, assim como Albert Einstein, Galileu Galilei, Charles Darwin e muitos outros estudiosos que temos neste mundo; mas quando criamos uma equipe mista, abrangemos melhor o conhecimento por um todo, pois o feeling nos dá uma visão de décadas atrás e com os livros e internet isso se torna exponencial.
Os jovens de hoje trazem todo o dinamismo das tecnologias inovadoras: com realidade aumentada, simulações enriquecidas com inúmeras variáveis, agregando essa geração fantástica, porem separar as gerações para ter mais resultado "é um tiro no pé", nas forças armadas quando queremos ganhar uma guerra, dividimos o inimigo fisicamente e plantamos a discórdia no grupo rival, assim eles perdem tempo para se reunir e resolver assuntos internos enquanto ganhamos terreno, e quando eles percebem já perderam a guerra, é tarde demais, ou seja meus caríssimos amigos, estamos perdendo tempo!
Temos que agregar uma diversidade de conhecimento absurda, nem um computador do mundo consegue processar tantos dados e variáveis assim como temos hoje, precisamos de toda força de trabalho possível, e a empresa que conseguir formar a equipe com maior miscigenação de conhecimentos, terá um diferencial competitivo anos luz a frente dos seus concorrentes, pois conhecer o passado e saber analisar o presente é dar um salto para o futuro!
Clayton Ribeiro - Analista de Planejamento - claytonpres@gmail
Curitiba, 03 de outubro de 2018