O PERFIL PROFISSIONAL NO MUNDO VUCA
Muito se houve falar do termo MUNDO VUCA, um fenômeno que aconteceu em meados dos anos 90 através do Exército Americano, das observâncias, das necessidades de ações efetivas em face das novas tendências e insucessos em relação as suas táticas de guerra diante das propostas para combater ou capturar um inimigo, onde tudo mudava, as táticas falhavam no final das operações devido à volatilidade no cenário.
A palavra VUCA é um acrônimo, uma junção das iniciais das palavras volatility, uncertainty, complexity e ambiguity que, em português, significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Tanto que a percepção do mundo VUCA foi percebida, estendida para as instituições Americanas em meados do ano 2008 em sua crise financeira. Essa percepção da volatilidade e instabilidade do cenário complexo nos campos de guerra foi associada também aos cenários das organizações pelo mundo, devido as suas complexidades e desafios constantes em face da revolução tecnológica. Revolução tecnológica que agrega a complexidade da sociedade, a interdependência e a interconexão global.
Neste artigo serão abordadas algumas competências e habilidades necessárias para o profissional conseguir superar os desafios do MUNDO VUCA.
VOLATILIDADE
Tudo muda simultaneamente em pequena ou grande escala o tempo todo nas organizações e com grande velocidade. No cenário volátil as organizações exigem profissionais ágeis, agente de mudanças, com alta capacidade de resolver problemas com ações dinâmicas para enfrentar as mudanças e seus impactos imprevisíveis.
INCERTEZA
A incerteza pode ser exemplificada nessa reflexão, através das mudanças constantes e seus impactos imprevisíveis no mundo corporativo, definida como a era da modernidade líquida não só nas empresas, mas num contexto geral da sociedade e também regida por uma gama de acontecimentos em termos de avanços tecnológicos que por sua vez atingiu uma grande massa de pessoas. Antes do avanço tecnológico os meios de comunicação que atingiam a população em larga escala foram o rádio, a televisão e o telefone. Porém, o acesso a essas tecnologias em escalas pelos usuários levaram décadas para se consolidar.
Justificando a era da modernidade líquida, atualmente os meios de comunicação através da internet, redes sociais, aplicativos alcançam milhares de usuários em tempo recorde, em tempo de meses ou dias e não mais por décadas como antes acontecia na era do radio e da televisão. Isso gerou a liquides das coisas, o sentimento e a realidade do que se cria hoje que amanhã já não serve, prevalece o novo. Cenário incerto, INCERTEZA!
O profissional que sempre sairá na frente no MUNDO VUCA é aquele profissional resiliente e flexível que se adapta com facilidade as mudanças, que enfrenta os imprevistos, os novos desafios e consiga transformá-los em oportunidades, adaptando-se de forma que o seu desempenho não sofra consequências negativas.
COMPLEXIDADE
Antigamente, com os acontecimentos lineares e previsíveis, as profissões, as carreiras eram duradouras, o profissional escolhia uma profissão a seguir e permanecia empregado na mesma empresa por toda sua vida até se aposentar com tranquilidade e segurança.
Hoje estamos em um movimento não linear, um mundo onde todas as variáveis não param de se transformar de forma cada vez mais acelerada provida de complexidade.
O profissional no cenário complexo tem que ser provido de inteligência emocional, ser técnico, ser estratégico, possuir visão sistêmica e inovadora. Ter a capacidade de aprender, desaprender e reaprender.
AMBIGUIDADE
Em mundo repleto de incertezas decorrente do avanço da tecnologia, da alta conectividade, dos novos grupos, dos novos gêneros e das novas demandas em ritmo acelerado acontece ambiguidade. A ambiguidade é a falta de clareza nas variadas interpretações.
Por isso, o profissional para lidar com um cenário ambíguo precisa ter coragem, se colocar como dono do negócio na qual está inserido, precisa ter a ciência das novas interpretações e desafios até antes não vividos.
Tenha coragem!!
O profissional do século XXI inserido no MUNDO VUCA, além das competências e habilidades exigidas para manter-se “vivo” citadas nesse artigo, ou melhor, dentro das competências e habilidades citadas o profissional terá que ser provido das novas profissões essenciais para o mercado de trabalho no quesito humanas e tecnológicas.
As profissões que estão enquadradas nesse movimento são as seguintes: Cientista de Dados, People Analytics, Analista Machine Learning, Digital Influencers, Marketing Digital, Professor On Line- EAD, Gestor de Talentos – RH, Gestor Financeiro , Coach e outras profissões.
As profissões serão temas para os novos artigos, se você gostou, comente e me deixe saber disso.
#mundovuca #recursoshumanos #desenvolvimento