EX - você sabe o que é e como é importante para o seu negócio?
A experiência do cliente anda tornando-se cada vez mais o centro dos negócios e por isso, pensar nas pessoas que estão “do outro lado da mesa” é tão importante quanto pensar no cliente.
EX, acrônimo de Employee Experience, é o termo utilizado quando olhamos para a jornada do funcionário, incluindo o conjunto de ações e interações dele com os processos, com os colegas e com os clientes.
O EX determina, juntamente com a estratégia de negócio da empresa, o olhar da companhia para o colaborador em relação a sua performance, seu desenvolvimento e sua satisfação. Isso, claro, correlacionando às diretrizes do RH como cultura organizacional, plano de carreira, remuneração, entre outros.
Hoje em dia já existem softwares e soluções que ajudam a tangibilizar o EX através de indicadores, gamificação, monitoria, coaching e várias outras ferramentas.
Vale ressaltar que o conceito do EX é diferente do UX (User Experience). O UX está muito mais centrado na funcionalidade, no design, na usabilidade de algo por alguém (usuário). Enquanto o EX (que pode até incluir o UX) não limita-se ao uso de alguma ferramenta, mas sugere uma visão mais ampla do ser humano e suas habilidades funcionais ao exercer suas atividades.
Olhar para o EX e proporcionar a melhor experiência ao seu funcionário também tem o seu papel estratégico nas metas da empresa, sendo uma grande tendência no mercado atual.
Monitorar o EX complementa e reforça o foco da empresa no CX (customer experience) pois incentiva o engajamento, a motivação, e o mais importante, a satisfação em prestar um atendimento mais eficiente e melhor.
Como está a EX na sua empresa? Já existem discussões e ferramentas para monitorá- la?