Exclusão digital
Silenciosamente mais um grupo está sendo excluído da sociedade.
As pessoas que não possuem um celular ou computador está perdendo espaço e oportunidades que se encontram exclusivamente nesses canais virtuais.
Pessoas com celulares antigos também são excluídos, pois muitos aplicativos deixam de operar certos modelos com o passar o tempo e outros aplicativos possuem recursos que somente os celulares novos atendem.
A exclusão digital está batendo à nossa porta e muitos não percebem.
Talvez não percebam pois têm condições de estar alinhado com a tecnologia atual.
Este impacto se junta à outras exclusões na sociedade.
A vaga de emprego que só foi cadastrada no site de recrutamento. A inscrição de um curso feita somente por um QR-Code. A compra com um desconto atraente quando colocado o código de desconto no site. A alteração cadastral que só é feita para quem tenha o reconhecimento facial validado no aplicativo.
Há inúmeras oportunidades de cursos, eventos e festivais que por vezes são gratuitos, mas o excluído do mundo digital nunca terá acesso.
A exclusão digital não afeta somente a geração Baby Boomer, afeta a todos que não tem condições de acompanhar a tecnologia por diversos fatores.
Estamos caminhando para novas tecnologias como o metaverso e carros voadores. E ainda hoje, temos 759 milhões de pessoas que não possuem energia elétrica no mundo.
É muito importante que a tecnologia avance, mas também é muito importante que não esqueçam dos mais vulneráveis. Há muito talento sendo excluído por falta da tecnologia.
Que se possa ter mais empatia e opções inclusivas para essa parcela da população, para que não seja gerado uma nova classificação de bullying e preconceito.