Executar a Estratégia: é aqui que as Empresas falham
"Setenta por cento das estratégias falham por causa da pobreza na execução. Isso raramente ocorre por falta de visão ou inteligência." (Ram Charan - Execução: A Disciplina para Atingir Resultados)
Razão pela qual deve ser uma das prioridades dos profissionais dentro do ambiente Organizacional.
Um Negócio, de maneira bem simplificada , se sustenta nos Processos:
Estratégia: é decidir o que fazer, é a plataforma pela qual as Empresas competem, onde desenvolvemos a Visão e alinhamos mudanças.
Planejamento Estratégico: define como atingir os objetivos através de ações que construam vantagens competitivas e adeque os recursos para tal.
Execução: Disciplina para entregar os resultados é, em última análise, fazer a Estratégia acontecer.
"O elo perdido; a principal razão por que as Empresas acabam não cumprindo suas promessas; a Lacuna entre o que os Líderes das Empresas querem atingir e a habilidade de sua Organização para conseguir atingir"
Nessa Realidade, conseguir alinhar as prioridades descritas no Planejamento Estratégico e formar Equipes com essa Visão Estratégica, comprometidas em Executar as metas e entregar Resultados sob Liderança assertiva e rigorosa é, sem dúvida, o maior desafio das Empresas.
Uma Execução bem implementada é baseada em alguns fatores estruturais:
1- Liderança: assegura a excelência na execução, o Líder tem responsabilidade direta na entrega dos resultados e normalmente é aqui que as Empresas mais falham.
2- Recursos: é imprescindível identificar e disponibilizar os recursos adequados, proporcionando treinamentos contínuos e gestão de Resultados; o objetivo é ter uma Equipe de Execução de Alto Desempenho.
3- Processos de Gestão: desenvolver os Processos, sistemas que integram fluxos e operações, que interagem sobre os fundamentos controláveis do negócio.
4- Investir e Treinar Pessoas: desenvolver as Pessoas é tão importante quanto os Processos. Melhorar as competências e habilidades de execução das Equipes e Líderes fará com que os Processos mantenham-se funcionando e evoluindo com o tempo, permitindo a entrega dos resultados.
5- Disciplina na Implementação: aplicar os sistemas de gestão voltadas ao desempenho e entregar de resultados, efetivar a cultura da Execução, a disciplina para atingir resultados; um esforço continuo e de longo prazo.
Execução é processo permanente de discussões do que deve ser feito, no levantamento de questões e decidir ir em frente, assegurando a responsabilidade e prazos às Equipes (e Pessoas) .
Numa visão macro é uma forma sistemática de expor à Organização a realidade do momento e agir sobre isso.
Em suma, os principais requisitos para a Execução bem-sucedida são:
· Metas claras para todos na Organização, que são alinhadas à estratégia definida;
· Uma Gestão em processos que meça e assegure o progresso na direção a atingir esses objetivos, numa base regular / periódica;
· A responsabilização clara a todos os envolvidos e um sistema de incentivo atrelado ao desempenho e entrega dos Resultados; e
· Uma liderança com firmeza emocional, força de caráter, comprometida, humilde com mente aberta, participativa e tenha senso de humor.
Pois no final do dia, a entrega de resultados é o que separa as Organizações com melhor desempenho de todas as outras.
A Execução eficaz é verdadeiramente uma competência distinta, disponível para qualquer Organização que escolhe para torná-lo uma prioridade.
"Atualmente, a diferença entre as Empresas e suas Concorrentes é cada vez mais a habilidade de Executar." Larry Bossidy e Ram Charan (EXECUÇÃO)
Sergio Lima
Consultor Neovalor em Gestão Empresarial - Melhoria de Desempenho Organizacional. Graduado em Engenharia Química com especialização em engenharia de processos e Pós-Graduação em Administração Estratégica.