EXISTE UMA ORDEM PARA CONCRETIZAR UMA VENDA, OU SIMPLESMENTE SEGUIMOS NOSSOS INSTINTOS DE VENDEDORES?

EXISTE UMA ORDEM PARA CONCRETIZAR UMA VENDA, OU SIMPLESMENTE SEGUIMOS NOSSOS INSTINTOS DE VENDEDORES?

Não se trata de nascer vendedor, trata-se de aprender a vender. Existem pessoas com maior facilidade de negociação que outras, mas nada impede que qualquer ser humano pensante venha executar uma venda. Afinal, tudo depende de você!

Eu costumo dizer que o processo de vendas é constituído de 5 passos. Esses passos são: Abordagem, sondagem, oferta, argumentação/contra argumentação e fechamento.

Eu entendo que utilizar passo-a-passo para construção de um processo, ajuda no entendimento e facilita o aprendizado. Com o tempo, tudo se torna natural, pois o somos totalmente adaptáveis às nossas necessidades e processos repetitivos. O que sempre aconselho em vendas é que seja uma pessoa criativa e inovadora, para que não caia na mesmice e no automático.

Detalhamento dos 5 passos da venda

1.     Abordagem: a abordagem é o encontro do vendedor com o cliente. É a oportunidade de perceber a receptividade do cliente e se o mesmo está disposto a ouvi-lo. É na abordagem que estreitamos nossa relação com o cliente.

2.     Sondagem: sem eu saber as necessidades de um cliente, jamais eu consigo mostrar o valor do meu produto/serviço para a situação. Por isso a sondagem vem antes da oferta. Se não conheço o problema/necessidade, jamais conseguirei atrair o sentimento do cliente para o meu produto/serviço. Esse é o momento de fazer perguntas que faça o cliente falar, as famosas perguntas abertas. Faça as perguntas certas, que condizem com seu produto/serviço, para que assim tenha as respostas que sirvam de ferramenta de argumentação.

3.     Oferta: a oferta agora, após a sondagem e entendimento do problema/necessidade, deve ser feita com essa base. É nesse momento que agregamos valor ao nosso produto/serviço e atraímos o sentimento do cliente para aquisição dos mesmos. Faça de a oferta de forma sucinta, pois menos é mais.

4.     Argumentação/Contra Argumentação: esse passo nem sempre é utilizado, mas na maioria das negociações sim. Quando um cliente coloca uma objeção, é porque ele tem interesse e está dando à oportunidade de sanar seus medos/receios sobre o que você está oferecendo. Esse é o momento de não se desesperar e encarar como a oportunidade de mostrar que o que você tem em mãos é o melhor. Um cliente que não tem interesse não dá um motivo pela recusa, logo, se fez uma sondagem efetiva e extraiu tudo que pode, então, terá uma argumentação/contra argumentação perfeita para expor e reverter a venda.

5.     Fechamento: parece besteira falar desse passo, uma vez que consegui argumentar/contra argumentar com o cliente e convencê-lo de que o meu produto/serviço é o que ele necessita, mas é no fechamento que muitas vezes perdemos a venda. Quando conquistamos a confiança e revertemos o pensamento negativo do cliente para positivo sobre o nosso produto/serviço, temos que manter a calma e seguir para o fechamento, sem deixar esfriar o pensamento do mesmo. Muitas vezes o vendedor perde o ponto do fechamento e o cliente esfria, ou vai muito afoito e o cliente se revolta e muda de ideia. Cuidado! Manter a calma e agir com agilidade é fundamental nesse momento. Mostre o necessário para fechar, repita as condições e pronto! Venda realizada.


Romildo dos Santos Silva 💼 ⚖

Vendedor Lider ll / Consultor de Negócios | Get To Work Contato 11 99264-2624

7 a

é isso uma vez VENDEDOR $$ sempre VENDEDOR $$ agora e só replicar seu conhecimento parabéns e sucesso como sempre....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Silverio Oliveira

  • A Parábola Da Demissão Da formiga Desmotivada.

    A Parábola Da Demissão Da formiga Desmotivada.

    A Parábola Da Demissão Da formiga Desmotivada. "Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro…

    31 comentários
  • Pense grande.

    Pense grande.

    Águias não caçam moscas.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos