Lugares que conheci em 365 dias vivendo em Brasília
Desde que eu me mudei para cá, muitas pessoas têm me perguntado como é a vida no quadradinho. Se você também tem essa curiosidade, já digo de antemão que tô curtindo muito, afinal, aqui tenho tudo que a terra da garoa oferece, só que com mais qualidade de vida e uma pitada que só quem viveu na terra dos blocos e das quadras conhece como ninguém. Quer ver só o que experimentei por aqui?
Pra botar o papo em dia
Se você tá pelo plano, perto do setor comercial, vai adorar conhecer o Melbourne Café e o Café Collecione. O primeiro, fica bem em frente do arranha-céu da Caixa Seguradora e oferece um ambiente tranquilo e cardápio com inspiração de artista. Agora, se você quer tomar cafés super diferenciados, num local aconchegante e, de quebra, dar uma olhada em diversas coleções à venda, é só passar no Collecione, que fica no Rádio Center.
O Caramella pode ser uma ideia genial pra quem curte self-service de quitutes à vontade. Tem também o Daniel Briand (foto), com aquele jardim de outro mundo e um cardápio recheado de iguarias francesas. Não tem como falar de docerias sem citar a Torteria Di Lorenza. Fala a verdade: o que são aqueles doces? Coisa de cinema, né?
Pra quem tá fitness
Tá de dieta e quer dicas de restaurantes aqui em Brasília? Então vamos começar pelo Marietta, um fast food super gostoso e saudável que tem em praticamente em cada esquina, digo, quadra de Brasília.
Falando em praticidade e preço justo, temos que nos lembrar do Estação do Guaraná, Peixe na Rede, Brasil Vexado (foto) e DNA Natural. Com menos de R$ 20,00 você consegue comer bem e nunca mais vai ter desculpas para burlar a dieta e nem a economia do mês.
Se o assunto é comida vegana, tem o Apetit Natural, que era um food truck e, graças ao sucesso, abriu uma casa na 307 norte. Só por aí já dá pra imaginar que o menu é incrível, não é mesmo? Pra quem curte, o local oferece diversas saladas, feijoada, bobó, moqueca, bifes, coxinha de jaca, arroz, massas e até estrogonofe vegano. O valor é bem acessível e é pago por quilo. Delicious!
Pra quem tá "fatness" haha
Eu nunca imaginei que um dia comeria um hambúrguer sérvio. Isso mesmo, você não leu errado! Aqui em Brasília, existe uma casa que leva o nome da capital da Sérvia, Belgrado, e é especializada em comida dessa região balcânica. Eu super indico, pois acho que vale a experiência.
Agora, se você ama um baita hamburgão, daqueles de comer com os olhos, deve experimentar os lanches da Páprica Burger (foto). A casa foi reconhecida pela revista Veja Brasília como a melhor hamburgueria da capital federal. Além disso, as duas unidades oferecem uma horta com temperos naturais e os clientes podem, inclusive, pegar as folhinhas e levar para casa. Massa demais, né?
O Geléia Food Truck e o Marvin também são dois lugares que gosto muito aqui. O primeiro é o queridinho dos brasilienses, pois o sanduíche é bem completo, suculento e apetitoso. Já o segundo, oferece um toque especial no gostinho da carne. O melhor de tudo isso é que tem várias unidades espalhadas pela cidade.
Pra quem é bom de copo
Se você chegou até aqui é porque deve curtir mesmo comer, hein!? Mas fala a verdade: quem não gosta? Se além de ser bom de garfo você também é bom de copo, vá ao Beirute (foto) para começar a sua saga de botecos em Brasília, pois o local é um point bem tradicional. Quando estiver por lá, aposte no Kiber Ovo, um delicioso quitute árabe com um ovo por cima, acompanhado por um copo de Beira Beer, uma gelada artesanal da própria casa. Cheers!
Já o Bar do Godofredo, me lembra muito os botecos da Praça Roosevelt, em São Paulo (SP). O ambiente é todo escurinho e o cardápio é bem variado e gostoso. Falando em casa bonita, o Fausto e Manoel é pra quem curte virar a caneca! A choperia é bem badalada aqui em Brasília.
Se você aprecia bons rótulos, tem o Empório Soares e Souza, uma casa com várias garrafas artesanais da bebida dourada mais amada entre os brasileiros. Ih, deu fome? Corre para o Churrasquim do Moranguim pra comer uns espetinhos bem preparados. O restaurante é o meu preferido no Lago Norte, pois oferece carnes de qualidade assadas na hora.
Ah, quando chegar aqui, me chama pra beber, hein!?
Pra comer de joelhos
Partiu conhecer os melhores lugares para comer sobremesa no quadradinho? Vou começar pela sorveteria Stonia, pois tomar gelato na pedra é realmente uma experiência sensacional. Quem ama compartilhar a colher, vai adorar saber que a casa oferece umas taças gigantes de puro gelato. Vai comer de joelhos? Então já pode começar a agachar!
Tem um outro lugar que curto muito aqui pelo plano: é a Bäckerei (padaria em alemão) (foto), que possui uma vitrine de doces que dão água na boca. A minha sobremesa preferida é a Tarte de chocolate, uma torta bem especial com creme delicioso e uns brownies pedaçudos. Curto muito o atendimento e o ambiente desse lugar e a minha dica é ir sempre com aquela pessoa especial, pois assim o momento fica ainda mais mágico.
Uma marca que me chamou bastante atenção quando desembarquei na terra dos candangos foi a Mr. Brownie, que oferece várias sobremesas para quem gosta de viver na base do brownelírio. A franquia oferece várias opções de recheio do tradicional bolinho de chocolate americano. Realmente, é o sonho de todos os brownáticos!
E aí, ficou com vontade de aproveitar o quadradinho? Aposto que sim! Aí vai uma notícia que vai te deixar com gostinho de quero mais: ainda vou escrever as minhas experiências na área de turismo e lazer. E olha que tem bastante, hein.
Espere pra ver o próximo artigo de experiências. Até lá, já vai planejando a sua viagem pra cá, pois garanto que não vai se arrepender!
:)
Engenheiro de Software | Tech Lead na Todo Cartões
6 aMinha sugestão é o Gratinado! Melhor parmegiana que já comi! Fica na 108 norte.
Senior iOS App Developer na Bosch
6 aQuando puder, vá ao carcará. Hamburgueria de Taguatinga. Peça pelo torresmo vegano e o hambúrguer com abacaxi. Não vai se arrepender!
Senior Software Engineer @ CNN
6 aDa próxima vez que for a Beirute, peça a parmeggiana!
Muito boa as indicações! Sou pernambucana, porém morei 5 anos em Brasília. Feliz em ter voltado, mas adorei a experiência. Daniel Briand sem comentários. Incrível as comidinhas de lá. Saudade desse Cerrado 😊
Comunicação. Sustentabilidade, Projetos Socioambientais
6 aEu amey que nossos gostos gastronômicos são bem parecidos. Já quero ler o próximo texto 😊