Unicidade na multidão
Foto de Mael Balland-Unsplash

Unicidade na multidão

Tal como a primeira página dum motor de busca, a linha de partida duma maratona ou um mercado tradicional de legumes em Portugal, é fácil nos perdermos na multidão e não passarmos de mais um.

Hoje assisti a esta particularidade: num mercado onde todos vendem a mesma coisa e aos mesmos preços, uma banca sobressaía!

Não por ter mais clientes mas porque os funcionários estavam com bata igual; não porque os seus preços fossem diferentes, mas porque havia um cuidado contínuo em colocar a fruta de forma ordenada e mais apresentável (a embalagem continua a ser apreciada). A preocupação com a limpeza e arrumação após cada cliente era contínua; nenhum dos colaboradores estava parado, se não estava a tender, estava a recolocar a fruta de forma mais ordenadas.

A forma como se aproximavam e falavam com cada cliente, tornavam-no único, apresentando-lhe as alternativas, reforçando os segredos a um turista sobre a particularidade daquele vegetal e como podia ser preparado para aumentar o seu sabor, transmitiam todos os seus conhecimentos e dedicando-lhe cada momento em conjunto.

No final, colocavam uma peça de fruta diferente no saco do novo "amigo" antes de se despedirem "até uma próxima".

Felizmente, existem formas de não sermos mais um perdido no meio da multidão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos