A Expointer de todos nós
Há mais de 40 dias, estive no Parque de Exposições Assis Brasil, representando a Câmara Empresarial Argentino Brasileira em uma reunião com a administração para tratarmos do tema da Expointer e me deparei com um cenário desolador. Montanhas de barro e entulho faziam parte da paisagem de maneira que parecia impossível que, em tão pouco tempo, a maior feira do setor agropecuário da América Latina ocorreria.
Parafraseando o ex-presidente do Grêmio, Doutor Fábio Koff que dizia “esqueceram de dizer que era impossível”, embora o contexto fosse outro, serve bem para traduzir o que ocorreu. Era impossível e conseguimos tornar possível.
Os relatos das pessoas que trabalham no Parque, dos dirigentes das entidades promotoras da feira eram de que a destruição tomou conta do local. Metros de água e lodo por, praticamente todo o Assis Brasil!
Entretanto conseguimos e não há como atribuir a uma pessoa, a uma entidade, a um governo os louros de uma conquista tão grandiosa. Passamos da maior tragédia de nossa história para o maior evento em semanas (90 dias para ser exato) e fizemos isso integrados, acreditando.
Racionalmente, jamais deveríamos ter realizado a Expointer de 2024, mas quem disse que a racionalidade tem vez quando a necessidade se faz premente?
Precisávamos provar para nós mesmos que conseguiríamos realizar o evento e, não só isso, promover o Rio Grande do Sul, mostrando para o mundo que somos capazes, que nossa fibra e vontade ainda pulsa e faz com que a difícil tarefa de reerguer este Estado será cumprida.
Foi uma Expointer de todos nós, brasileiros, gaúchos e estrangeiros. Voltamos, vencemos e seguiremos vencendo!
Doutor em Direito | Tradutor Público
3 mExcelente, Leandro Villela Cezimbra. E teve grande destaque a presença da CEAB-RS no Pavilhão Internacional da #EXPOINTER 2024, simbolizando o retorno da Argentina a este evento tão relevante. Neste ano tão especial, o Rio Grande do Sul contou com a participação de seus dois "vecinos y hermanos".