A fórmula para um Currículo atrativo
A busca pelo emprego ideal começa pela elaboração de um currículo interessante, e esta tarefa parece ser bem desafiadora quando se tenta entender o significado desse adjetivo. Para facilitar o entendimento, imagine-se um recrutador buscando um profissional para ocupar determinado cargo dentro da sua empresa. Após anunciar a vaga em sites de emprego, em pouco tempo você tem 500 currículos para analisar. Por onde começaria? O que faria seus olhos brilharem?
Um currículo atraente é aquele que chama a atenção e curiosidade do recrutador, que o instiga a te conhecer pessoalmente. Leve em consideração que um selecionador leva em média 40 segundos analisando cada currículo.
Elaborar um CV atraente requer tempo e muita dedicação. Dessa forma, afaste de você a tentação de começar a enviá-lo apressadamente, pensando que vão te chamar para a entrevista. Essa é a hora de dar um passo para trás para depois dar dois para frente. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar aqueles que se encontram em dificuldades de colocar no papel as informações que têm mente.
Defina o formato
Aproveite os sites de busca para encontrar os modelos de currículos mais utilizados na sua área. Sim, porque cada área tem uma linguagem visual diferente. A apresentação no currículo de uma pessoa que atua em moda é diferente da apresentação da área de TI, por exemplo. Neste momento, foque no formato e nos tópicos que irão compor as informações. Escolha um e mãos à obra.
Conteúdo
Este é o momento de saber o que escrever. Resgate aqueles currículos que você recebeu anteriormente de pessoas da sua área. Uma busca na internet também te ajuda a elaborar um currículo adequado ao mercado de trabalho. Para ajudar na elaboração, é fundamental verificar os requisitos das vagas que procura. Veja como descrevem aquelas competências que você tem e coloque na mesma linguagem. Lembre-se que muitas empresas encarregam o RH ou uma empresa terceirizada para fazer a seleção.
Monte seu currículo convencendo o recrutador que você foi feito para a vaga, respeitando sempre a veracidade das informações. Ou seja, não minta! Não esqueça também de incluir seu objetivo claro e para qual vaga ou área deseja se candidatar. Imagine que o selecionador está organizando os currículos para as vagas em locais diferentes. Onde ele colocaria o seu, se este não tem objetivo?
Elabore várias versões
Se você adquiriu competências ao longo da sua vida profissional, isso te dá a possibilidade de atuar em áreas diferentes com o mesmo prazer e realização que você busca. Portanto, ajustar a disposição das informações pode ser necessário, assim como dar mais destaque em determinadas habilidades, mostrando o profissional que é. E não se esqueça de mudar o objetivo, para gerar mais interesse do selecionador e tornar realidade aquela entrevista tão esperada.
Divulgação do currículo
O envio do currículo tradicional está com os dias contados, seja em papel, e-mail ou cadastro em banco de dados das empresas. Esses não são os únicos meios de se apresentar profissionalmente. Um levantamento da Robert Half com 1.876 diretores de RH de 16 países revelou o uso das redes sociais no recrutamento, e os executivos brasileiros lideram essa lista dos que mais acreditam que o LinkedIn e o Facebook, por exemplo, substituirão os currículos tradicionais em um futuro breve. Por isso, mantenha sempre atualizada sua rede social, lembrando que o LinkedIn é mais dinâmico e possibilita networking.
Acompanhe as próximas matérias! Estarei falando mais sobre cuidados na busca do trabalho e tendências do futuro. Conheça mais a respeito do meu trabalho me seguindo também no Facebook e Instagram.