A VOZ E A FORMA DE FALAR TAMBÉM IMPORTAM NA HORA DE COMUNICAR.

A VOZ E A FORMA DE FALAR TAMBÉM IMPORTAM NA HORA DE COMUNICAR.

Comunicar.

Para quem tem a oportunidade de falar ou comunicar de forma verbal, já parou para pensar o quão única é a voz? O quão particular é o som de cada voz? O quão diferente é cada forma de falar?

Na verdade é pela voz e pela forma de falar que nos reconhecemos sem nos olharmos e sem mesmo termos que estar próximos uns dos outros.

A voz, tal como a forma de falar mudam ao longo da vida, elas se formam e são influenciadas pelo meio e experiências pelas quais somos expostos. Elas são tão importantes para a comunicação, pois determinam em grande parte o sucesso da comunicação.

Vejamos: existem tons de vozes para todo tipo de comunicação. Falamos de um jeito quando queremos informar sobre algo, de outro quando queremos aconselhar, ainda de outro quando precisamos de ajuda.

A voz e a forma como articulamos as palavras podem transmitir sentimentos e ser responsáveis pelo sucesso pessoal e profissional, por isso, costumo aconselhar aos meus amigos e familiares a ensinarem seus filhos que falar vai além de tirar palavras da boca, é articular sentimentos e criar habilidades sobre o que se pretende transmitir.

Acreditem, têm pessoas que conseguem apenas com seu tom de voz e forma de falar, mostrar segurança, sabedoria e determinação e outras que apenas com o tom de voz mostram-se ou aparentam ser fracas e pouco confiantes.

Se você está na segunda situação e quer superar, veja abaixo algumas dicas:

1.     Procura conhecer as palavras da sua língua.

Conhecer as palavras faz com que haja segurança na hora de comunicar.

2.     Diga as palavras como elas são, sem retirar e nem acrescentar palavras.

Falar tal como são as palavras, garante que os outros percebam o seu discurso sem ruído.

3.     Evita vícios de linguagem como: tah, ehhh, immm, né?, ok, tipo assim, certo?, entendeu?,

4.     Aperfeiçoa a dicção.

A melhor forma para aperfeiçoar a sua dicção é fazer leituras constantes, repetição de textos de forma pausada, fazendo leituras no espelho em voz alta e gravar suas falas para ouvi-las a posterior, não se esquecendo de usar um obstáculo na boca como por exemplo, um lápis ou caneta entre os lábios.

5.     Procura ter controle sobre os tons da sua voz, fina ou grossa.

Ter controle sobre os tons da sua voz, fará com que seja mais fácil escolher o tom a usar de acordo com o tipo de pessoa ou situação.

6.     Escolha o ritmo ideal para a sua fala.

Escolher o ritmo significa encontrar o ponto ideal para comunicar, não muito rápido e também não muito lento para não cansar quem te ouve.

7.     Exercita com trava línguas.

Os exercícios com trava línguas são de grande importância pois ajudam na melhor articulação das palavras e facilitam em caso de palavras difíceis ou longas.

Ex: A aranha arranha a rã.

A rã arranha a aranha.

Nem a aranha arranha a rã.

Nem a rã arranha a aranha.

 

Espero ter ajudado e que depois deste artigo, você consiga refletir sobre o quão importante é falar de forma correcta para quem lhe ouve.

Quitéria João

Maputo, 30 de Março de 2021


Excelente artigo, tirei muitos pontos necessários quanto a melhoria na comunicação, de facto o tom de voz, assim como a linguagem corporal são cruciais para uma comunicação bem sucedida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Quitéria Zavala

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos