Falha #17 É Carnaval! Qual a melhor fantasia? Veja os candidatos
Fantasia
O Carnaval acena sedutoramente para nós trabalhadores. Por isso, não há ideia mais óbvia do que newsletter desta quinzena se aproveitar de um gancho oferecido pela data: as fantasias.
Impossível dizer com exatidão o quanto essa celebração influencia o humor e as atitudes das pessoas. Mas é inegável que muitas aproveitam a ocasião para liberar suas fantasias, nos mais diversos sentidos da expressão.
1. FANTASIA DE OPRIMIDO
Essa foi a escolha do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ainda no fim de janeiro, o folião soltou a seguinte frase:
"Tem negros, tem LGBT trabalhando e respeitados. É muito perigoso rotular. No Brasil a coisa mais comum que acontece é rotular. Se alguém é homem, é branco, é heterossexual e é bem-sucedido, pronto, rotulado de carrasco"
Na fantasia do oprimido do governador é muito duro conviver com o sucesso, ainda quando se faz parte de um grupo social que nunca foi escravizado e jamais sofreu restrições profissionais ou violência física apenas por suas características pessoais e/ou demográficas.
Dias depois, a fantasia de oprimido ganhou adereços de negacionismo. O governador de Minas Gerais, de olho nos eleitores que não acreditam na ciência e na vacina mesmo depois que elas nos libertaram de uma pandemia, usa o pretexto da falsa liberdade individual para mais uma declaração:
Criança deve estudar ciências para decidir se quer ou não ser vacinada
Será que na casa do governador, os filhos estudaram medicina do sono antes de decidir que horas iriam dormir todas as noites? Liberdade, uai!
2. FANTASIA DE INJUSTIÇADO
Houve um tempo em que documentos, áudios ou vídeos vazavam para comprometer alguém.
Mas no Sport Club Corinthians Paulista as coisas são diferentonas. Pelo menos para o novo presidente Augusto Melo, que é mais um sintoma da contemporaneidade, quando profissionais incapacitados assumem os cargos mais importantes à disposição.
O início do presidente lembra dirigentes folclóricos dos anos 70 e 80 que, apesar da visível incapacidade, ao menos demonstravam a paixão pelo clube e pelo futebol. Mas nem quanto a isso ele convence. Parece mesmo alguém com outras motivações para chegar ao posto.
Em pouco mais de um mês de gestão, teve jogador que treinou e foi devolvido. Teve jogador contratado que não foi pago, teve jogador que apresentou o novo patrocinador do clube com a faixa de capitão e depois saiu porque esqueceram a data de renovação do contrato.
E ainda teve treinador anunciado como novo técnico, mas que foi desanunciado depois que alguém decidiu ler o regulamento e descobriu que o campeonato não permitia um mesmo treinador trabalhar em dois clubes diferentes.
Já deu para perceber que a comunicação não é o forte e que o principal ponto positivo para eleger Augusto Melo foram as péssimas administrações anteriores.
Mas a peça do vídeo "vazado", com muitas aspas é um dos momentos mais constrangedores que vivi como corinthiano.
Se tiver coragem, veja o vídeo "vazado".
3. FANTASIA DE ALIEN (ADO)
Apesar de ser um dos artistas que mais faturam no Brasil, Gusttavo Lima é um cantor sertanejo que gosta de fingir que não é brasileiro ou que, pelo menos, não liga para qualquer problema social que aflige o povo deste belo país do Carnaval.
Informa o Poder360 :
Recomendados pelo LinkedIn
Justiça da Bahia determinou na 6ª feira (2.fev.2024) o cancelamento de um show milionário do cantor Gusttavo Lima no município de Campo Alegre de Lourdes, no norte do Estado. A apresentação estava marcada para 9 de fevereiro, dia da festa da padroeira da cidade.
Testemunhas garantem que a Fantasia de Alienado impossibilita os profissionais de sentirem qualquer forma de empatia e consideração.
Justiça seja feita, o cantor sertanejo não é o único e a fantasia de alienado é um hit também entre jogadores de futebol, socialites e diversos influenciadores.
4. A REALIDADE POR QUEM ENTENDE DE FANTASIA
Sou fã de Milton Cunha.
Acompanho o carnavalesco e cenógrafo há anos como espectador das transmissões da Rede Globo durante o Carnaval.
É um especialista que comenta e ao mesmo tempo anima o espetáculo.
Essa semana fui fisgado pelo algoritmo e me surpreendi com sua maneira de contar a própria trajetória de vida até a realização de seus sonhos: sempre com muita honestidade.
Ah como é bom ouvir quem fala a verdade!
Quando a diretora da TV Brasil disse assim para mim: finge! Tanto galã é gay, mas não desmunheca. Finge que eu te dou um programa. Eu disse: "querida, eu saí de Belém do Pará, enfrentei pai e mãe. Tu achas que eu tô aqui pra fingir, gata?
PARECE FANTASIA, MAS É REAL
No Wall Street Journal, o destaque foi a polícia brasileira que a maioria dos brasileiros não conhece. Em Soure, município da Ilha de Marajó (PA), policiais patrulham montados em búfalos.
A FANTASIA DO CINEMA
O Estação Net Rio é um cinema de rua tradicional na cidade maravilhosa.
Além de dar vazão às fantasias do público que vão assistir os filmes, ele também proporcionou momentos de terror real.
No último dia de janeiro, depois da última sessão da noite, funcionários foram embora e deixaram os clientes trancados dentro do prédio onde fica o cinema.
Para amenizar a situação - já que é Carnaval e ninguém se machucou - a ideia foi levar a falha de comunicação com bom humor (que é como fazemos por aqui também).
Agora haverá uma sessão propositalmente noturna, para varar a noite, em que as pessoas podem ir de pijama.
Alguém arrisca?
SUGESTÃO DE FANTASIA
Não sabe ainda o que escolher? Que tal uma fantasia de capivara?
Elas se tornaram sucesso mundial!
BOM CARNAVAL A TODOS!
Sou Rodrigo Focaccio, Top Voice do LinkedIn. Adoro esportes, política e cultura. Trabalho com treinamentos, estratégia e produção de conteúdo no LinkedIn e outras redes para a comunicação de empresas e executivos.