FALHA NA COMUNICAÇÃO INTERNA
Voltar a repetir o que foi dito, demanda uma energia extra e a utilização de um tempo que poderia ser aproveitado para outras ações.
Mas sempre é culpa do funcionário? Já se perguntou o motivo disso está acontecendo com frequência?
No processo de comunicação o emissor (aquele que fala; que passa a informação; que transmite a mensagem) tem que estar ciente de que o receptor (quem escuta; que recebe a informação; o qual irá decodificar a mensagem) tem a devida capacidade e/ou condições de compreender/absorver o que está sendo passado.
Alguns pontos que deve ter atenção:
· Usar um tipo de linguagem que não faz parte do vocabulário do funcionário, irá causar um ruído na comunicação – ação que impede que o processo de comunicação atinja o seu objetivo.
· Utilizar uma ferramenta de comunicação que o colaborador ainda não está habilitado para utilizar, causa ruído na comunicação.
· Se tornou costume o colaborador perguntar tudo novamente, o que já lhe foi dito... Isso pode ser um sinal de desinteresse por parte dele, o que sinaliza um outro problema.
Passamos muito tempo do dia em contato com que trabalha conosco. Por isso, ter um processo de Comunicação Interna bem definido, saber a quem, como e quando transmitir uma mensagem, está diretamente atrelado a minimizar atritos (choque de informações que tem como consequência, fragilizar o relacionamento entre colaboradores) e maximizar resultados.
Um feedback bem feito (o retorno do receptor para o emissor, informando que compreendeu a mensagem da forma que o emissor desejava – a comunicação atingiu o seu objetivo) é sempre bem-vindo. Não é mesmo? Por isso, converse com o seu funcionário e incentive que eles façam o mesmo com os seus colegas, para juntos identificar as falhas na comunicação e assim serem mais produtivos (não perdendo mais tempo repedindo o que já foi dito), gerando um clima organizacional mais saldável.