THE FALL OF FAANG 📉 🐻
Principais empresas de tecnologia nos Estados Unidos, também conhecidas como FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Alphabet) entram em tendência de baixa após queda em torno de 30% desde a sua máxima dos últimos 12 meses.
Desde julho desse ano, os cinco gigantes da tecnologia combinados perderam perto de US$ 1 trilhão em capitalização de mercado após os investidores realizarem lucros. Dentre os motivos temos (1) aumento das taxas de juros nos EUA, (2) redução das previsões de vendas, (3) possíveis intervenções do governo, e tudo isso leva os analistas e investidores a ficarem receosos sobre uma possível bolha à frente.
Embora o FAANG represente uma pequena fração das ações de tecnologia disponíveis no mercado americano, elas juntas representam uma porcentagem significativa de índices como o S&P500 ou Nasdaq Composite. Como resultado, essa queda impacta o restante do mercado, manifestando um mal-estar generalizado com o qual outras ações tecnológicas fora do radar também sofram as consequências.
Mas por que os investidores ficaram desanimados, pelo menos temporariamente, em relação as ações de tecnologia?
Há várias hipóteses circulando entre os investidores, mas no geral todos estão com medo de uma possível realização de lucros mais forte após uma alta de nove anos consecutivos desde a crise do subprime em 2008.
Além disso, os temores em torno das ações do FAANG estão aparentemente sendo confirmados por notícias recentes. Por exemplo, há relatos de perda de mercado da Apple para iPhones, base de usuários estagnada do Facebook, além de outros obstáculos de crescimento que estão se tornando realidade para essas empresas - e esses dados ajudando a espalhar o medo.