Falta de motivação no trabalho
Quem aí conhece uma pessoa que está desmotivada no trabalho? E na sua empresa, seus colaboradores estão desmotivados? E por que estão assim?
Como a empresa é impactada?
Colaboradores desmotivados geram diversas consequências negativas para uma empresa.
A desmotivação contamina e as atividades deste colaborador nunca mais serão prioridade, logo a procrastinação está instalada, resultando em atrasos, afastamentos, mais tempo no cafezinho, fofocas nos corredores. Estes comportamentos comprometem as bases éticas de qualquer equipe. E o que a liderança está fazendo diante deste quadro?
Colaboradores desmotivados geram prejuízos financeiros, no ambiente corporativo, no relacionamento com stakeholders. Compromete o andamento da organização.
Por intermédio de treinamentos e workshops é possível desvendar de onde vem esta desmotivação. Quais estímulos estão ausentes? O que acontece com este colaborador? Quais são suas dores pessoais que estão refletindo internamente?
Fomentar a motivação pessoal é um dos principais pontos estratégicos para que os colaboradores aumentem seu nível de participação, comprometimento e de relacionamento.
Algumas atitudes que geram as desmotivações
Toda empresa precisa de colaboradores motivados e preparados para vencer os desafios em conjunto e assim alcançar o sucesso, atingir seus objetivos e encontrar as oportunidades perfeitas.
1º. FALTA DE SUPORTE
As constantes mudanças de estrutura interna, levam líderes se perderem no meio do caminho, com o corte de orçamento ou de capital humano o colaborador se desmotiva, dificultando o clima organizacional.
2º. SALÁRIOS BAIXOS ou POUCOS BENEFÍCIOS
A motivação é interna, intrínseca, faz parte de cada ser humano e ao receber um estímulo ele se motiva ou desmotiva. Os “R$” são estímulos momentâneos, e eles refletem no colaborador quando vêm o congelamento dos seus salários e/ou benefícios aliado ao corte econômico das empresas.
3º. CRESCIMENTO PROFISSIONAL
Sabemos que somos nós que construímos a nossa carreira, nos aprimorando, nos conhecendo à fundo, autoconhecimento lhe ajuda a entender melhor esta dinâmica.
Quando não se cresce na empresa e não há transparência pelos seus gestores, isso é um forte passo para se desestimular. Quando o colaborador vê uma vaga aberta que ele se encaixaria com as competências conquistadas, o RH nem lembra de ver a “ficha” dele e dos demais colegas de trabalho, simplesmente busca fora uma alternativa. Mais um agente desmotivador para eles colaborador.
4º. RECONHECIMENTO
A falta de reconhecimento por seus gestores ou líderes levam ao desânimo.
A ser humano quando recebe um reconhecimento é um estímulo para ser motivado.
Um líder deve sabe dar feedback, agradecer a um trabalho bem feito, gera uma transformação na mente do seu liderado.
Para enfrentar estes desafios tanto para as empresas, quando para cada pessoa em particular, é muito bom saber que existem ferramentas e iniciativas que podem dar a volta por cima e conquistar a motivação!
Bora viver melhor!
Alessandra Lazarin
Coach Associada à Conection Point Treinamento
.
.
.
#desmotivado #desmotivada #motivacaonotrabalho #faltadereconhecimento #procrastinação #crescimentoprofissional #empresas #corporativo #ambientecorporativo #colaboradoresmotivados #motivação #colaboradores #funcionariosmotivados #boraviver #treinamento #coaching #coachFa