Falta pouco para acabar o ano. No que vamos focar?
E setembro chegou! Mais pra lá do que ora cá do fim do ano. Muita água já rolou. Como andam as metas desse ano? Ainda temos 4 meses até o fechamento desse ciclo.
E esses meses serão de carreira ou de cuidado?
Correr para entregar ou desacelerar para manter o bem-estar?
Temos tido muitos desafios e mudanças acontecendo em ciclos cada vez menores. Essa aceleração toda, pode impactar nossa saúde. É uma eterna sensação de “estar devendo”. E não é somente com as questões do trabalho, mas a listinha pessoal de conclusões também: se formar, casar, ter filhos, essas listinhas as vezes impostas pelas sociedade e que trazem uma pressão para todos nós.
Não que seja errado, só é preciso saber qual é o SEU caminho, o que de fato você deseja alcançar. E essa não é uma reflexão simples, já que fomos forjados dentro dessa cultura e essas questões nos influenciam até se tornarem nossas. Quando não conseguimos completar essa lista, ainda precisamos lidar com as frustrações dos outros e com a nossa própria.
O convite é para refletir. O que te move de verdade? O que você realmente quer alcançar? Quanto tempo você está dedicando à isso? É muito comum nos perdermos nas situações urgentes e deixar o que importa para depois. Gosto muito desse vídeo e sempre recomendo, ele é bem velhinho e bem ilustrativo. Comece pelas coisas grandes. Dessa forma, realmente você irá dar lugar ao que vai fazer com que ao final do ano você olhe para o que conquistou e tenha sensação de “dever cumprido”. Senão, pode ser justamente a sensação contrária. Chegar ao final do ano e ficar com a sensação de que não fez “nada”, mas como “nada” se eu não tinha tempo sobrando? Porque não foi o foco no que importa, esse ficou para depois. O problema é que esse depois passa num piscar de olhos.
Muitos aspectos vão impactar nosso bem-estar, sejam questões físicas, psicológicas, cognitivas, financeiras, sociais. Podemos pegar e associar à tradicional pirâmide da Motivação de Maslow que de certa forma, conversa com o nosso bem-estar (nossas necessidades atendidas).
Podemos associar também à pirâmide de valores de Barrett. Que é uma visão ampliada de Maslow.
Recomendados pelo LinkedIn
Fato é que somos complexos e precisamos olhar e equilibrar os diferentes aspectos das nossas vidas. Por isso, vale entender como está a sua energia em cada área e pensar o que você pode fazer caso algum aspecto não esteja em consonância com as suas aspirações. Vale ressaltar também que nos diferentes estágios da nossa vida, podemos valorizar mais ou menos um fator. Enquanto iniciantes em uma carreira, pode ser que o foco esteja no cognitivo. Se já estivermos estabelecidos profissionalmente, talvez o foco esteja no social e físico. Enfim, procure também perceber onde o “calo aperta”. E ainda, não traga mais essa pressão para você, o convite é analisar o que você poderia dar mais foco para se sentir bem e não criar mais uma lista sem fim de afazeres ;)
Esse são alguns pontos que interferem no nosso dia a dia, você pode fazer ainda mais perguntas em cada aspecto desse ou colocar outros aspectos. Vale pensar em pontuar de 1 a 5 e ver onde talvez você possa trazer mais equilíbrio - EQUILÍBRIO - e não uma capa de herói/heroína.
Por último, lembre-se sempre podemos pedir ajuda especializada, isso pode fazer toda a diferença na sua vida. Nem todas nossas questões conseguimos resolver sozinhos dependendo do momento em que estamos.
Vamos nos cuidar e olhar pouco para si :) O importante é um pouco a cada dia e estar vigilante. Qual o primeiro passo que você pode dar?
Bora para mais uma semana!
#equilíbrio #prioridades #bem-estar #metas #saúdemental