As Fases do PDCA no Seis Sigma
Plano
Há três etapas envolvidas neste estágio e a primeira é investigar e conhecer a situação atual de um negócio, entender os problemas e destacar áreas que precisam ser melhoradas. A maneira mais fácil de fazer tudo isso é usar coisas como mapeamento de fluxo de valor e fluxogramas. Esses dois tornarão a vida muito fácil para saber o que está acontecendo.
O segundo passo é analisar o problema em questão na organização. É aqui que a gerência, assim como os funcionários, podem se reunir e interpretar informações. As principais ferramentas que eles podem usar para facilitar as coisas incluem coisas como gráficos de aranha, gráfico de colunas, gráficos de controle e um gráfico de dispersão. Para entender melhor a raiz do problema, uma organização pode usar métodos de causa-efeito e até mesmo brainstorming.
O passo número três é desenvolver soluções para os problemas em questão. Não faz sentido deixar que os problemas se arrastem sem lidar com eles, porque eles podem retardar as operações de uma organização. Quanto mais cedo os problemas forem resolvidos, melhor.
Faz
É nesse ponto que a equipe de uma organização segue em frente e implementa as melhorias que foram elaboradas no processo de planejamento. Ao implementar as coisas, a gerência e os funcionários podem colocar quaisquer problemas encontrados, bem como qualquer conhecimento e lições aprendidas por escrito. As alterações terão que ser testadas antes de qualquer medicação para as políticas ou sistemas organizacionais serem feitas.
Verifica
Quando a gerência e os funcionários de uma determinada organização percebem que o projeto está concluído, eles podem fazer uma lista de soluções e problemas, como apontado acima, e estudá-los com cuidado. Isso envolveu uma análise cuidadosa para obter uma visão clara dos resultados para garantir que isso não acontecesse novamente. As informações coletadas são comparadas adequadamente, especialmente novas com as antigas, para entender se houve melhorias ou não.
A melhor maneira de verificar se as melhorias estão sendo feitas em uma organização é usar itens como gráficos de radar, gráficos de controle, gráficos de execução, gráficos de coluna e gráficos de controle. Se ninguém da organização tiver experiência na interpretação de dados coletados, um auditor externo pode ser contratado para entender as coisas.
É melhor fazer as coisas dessa maneira (contratar ajuda externa) do que tentar interpretar algo que ninguém nas fileiras entende. Isso é arriscado porque conclusões falsas podem trazer sua parcela de problemas, como implementar o método errado para lidar com um determinado problema.
Isso pode levar a um desperdício de tempo, recursos e dinheiro, que são as últimas coisas que uma empresa quer, especialmente se melhorar é seu objetivo. É melhor estar seguro e obter ajuda quando necessário do que se desculpar, e essa é a abordagem que muitas organizações bem-sucedidas tomam se quiserem fazer sentido nas tabelas à sua frente.
Aja
Quando todas as etapas acima tiverem sido seguidas com sucesso, é hora de uma organização tomar medidas para melhorar. Opções à sua disposição incluem coisas como adaptar, abandonar e adotar. Se a melhoria proposta não produzir os resultados desejados, uma organização pode sempre voltar ao primeiro passo e criar outras formas ou áreas de notícias para melhorar.
Especialista em processos
5 aAlexandre Marques
Analista de Qualidade
5 aParabéns pelo artigo Alexander