Planejamento..

Fazendo contato com empresas de diversos ramos, percebo que cada vez mais, os empresários não têm a devida preocupação ou sequer noção, da importância do planejamento em sua empresa. Muitos entendem que planejamento é apenas ter uma ideia e colocar ela em prática, independente do método, do conhecimento do mercado e concorrência, dos custos e todos os pontos que influenciam na saúde da empresa. Infelizmente para uma grande maioria, entende que é perda de tempo se preocupar com esse tipo de assunto, que o importante é vender, faturar, lucrar, ser reconhecido no mercado, ficar rico. Outro motivo que entendo a falta de interesse no planejamento é devido ao fato de que muitos “consultores” e “consultorias” oferecem um serviço para a empresa, com valores exorbitantes, e não apresentam nenhum resultado. AS consultorias chegam nas empresas, se preocupam com o organograma, missão, valores, visão, montam um DRE no Excel e indicam possíveis situações que estariam estrangulando o lucro, sugerem cortes de gastos sem nem mesmo conhecerem o que a empresa realmente faz, qual produto ela oferece ao mercado, os custos, as despesas..enfim...oferecem um serviço pífio e deixam o empresário a ver navios. Estou cansado de conversar com empresários que relatam este tipo de situação.

Bom...Vamos ao que interessa!

O planejamento deve ser parte fundamental do processo de concepção de uma empresa. O planejamento não é apenas criar a missão, valores e visão de futuro. Isso faz parte de um processo muito maior que é realmente entender o que você faz e aonde quer chegar, conhecer seus concorrentes, conhecer realmente o seu produto e o que ele vai representar no seu mercado de atuação. De acordo com estudo  Sobrevivência das empresas, publicado pela FGV, um terço das empresas fecham em dois anos após sua abertura. E esses encerramentos, em sua grande minoria se devem ao mercado. O principal fator de encerramento está relacionado à gestão e planejamento da empresa.

Mas Wagner, vou gastar tempo e dinheiro com isso? (Escuto isso todo dia).

Não. Você não vai gastar dinheiro e muito menos tempo. Você investe em sua empresa e ganha conhecimento. Isso pode ser o grande divisor de águas para seu negócio e garantir a sobrevivência dela no mercado.

O importante é buscar pessoas que tenha comprometimento com a sua empresa. O trabalho de planejamento não é uma receita de bolo, onde o consultor, analista ou quem quer que seja, chegará na empresa e tentará enfiar garganta abaixo, deixando a entender que aquilo é o correto. A empresa deve ser analisada como um todo. Entender seu negócio, seu produto. Analisar a empresa de dentro para fora e analisar ela do ponto de vista do mercado, de fora para dentro.

Eu poderia ficar aqui o dia todo falando os detalhes e tudo mais. Poderia colocar um roteiro detalhado de como deve ser feito o seu planejamento. Mas eu não conseguiria atingir o resultado esperado. O que eu espero e luto diariamente para isso é que cada empresário entenda qual o real valor de se planejar, qual o valor de procurar um profissional capacitado para ajudar a sua empresa a evoluir.

Quem quiser opinar, concordar, discordar, fique a vontade. Com a discussão é que evoluímos e desenvolvemos ainda mais o nosso conhecimento.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Wagner Piovezan.'.

  • Ah, essas consultorias!

    Ah, essas consultorias!

    Sim, mais uma vez vou falar sobre consultorias. Ao longo da minha carreira, trabalhei em várias empresas de consultoria…

  • Recuperação Judicial da empresa é a única saída?

    Recuperação Judicial da empresa é a única saída?

    Na última segunda-feira, dia 29/04, as Casas Bahia anunciam ao mercado que entraram em recuperação extrajudicial. Qual…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos